Assessoria de imprensa, qual sua importância para empresas e marcas?

Assessoria de imprensa é algo relevante para sua empresa?

acessoria de imprensa
Redes sociais, portais , blogs, jornais.

Assessoria de imprensa é a atividade de comunicar e conquistar a mídia de forma espontânea, ou seja, de forma não paga, não importando o canal ou veiculo de comunicação. A assessoria de imprensa tem como objetivo comunicar informações de cunho relevante para o publico de forma positiva, e principalmente o gerenciamento de crises, fazendo um controle de danos à imagem da empresa, pessoa física ou marca.

Casos em que a Assessoria fez toda a diferença

                Atualmente tivemos vários exemplos de situações que foram mal gerenciadas na mídia, fazendo com que empresas e celebridades perdessem dinheiro, investidores e sobre tudo credibilidade. Como péssimo exemplo de gerenciamento de crise vimos recentemente o caso da celebridade MC Gui que em sua viagem para a Disney world, enquanto curtia com seus amigos e familiares fez um story no Instagram onde caçoava de uma criança, porém ele não imaginava que esta ação iria repercutir enormemente em sua imagem com o publico geral. O músico ao tentar se redimir com o publico nas redes sociais cometeu outro erro grave ao não saber passar a mensagem com um forte impacto para desestimular a repercussão de forma eficiente e rápida, tornando ainda mais complicado reverter à situação resultando em perda de ticket nas vendas da marca do músico e uma mancha na imagem do músico que dificilmente será esquecida.

                Em meio a situações semelhantes a essa, temos como recomendação tornar as redes sociais mais focadas possíveis, criando um gerenciamento e pauta que não permitam gafes e situações como a ocorrida. Em casos que exigem o gerenciamento de crises, ou seja, após o fato ocorrido, entrar em contato com os veículos de comunicação mais adequados para aumentar o alcance da mensagem e desenvolver a retratação encima de fatos e com a seriedade adequada obviamente também priorizando o impacto da mensagem.

                Outro caso que teve grande repercussão na internet foi o caso relacionando o jogador de futebol Neymar a uma denuncia de estupro, esta noticia fez com que o jogador perdesse vários patrocínios mesmo sem ser condenado, sendo um grande choque para sua imagem mundial, entretanto a assessoria de imprensa do jogador tomou medidas muito eficientes para conter os danos ao patrimônio e a imagem do jogador. A equipe de assessoria de imprensa optou por manter o jogador fora dos holofotes até a situação se resolver judicialmente, ouve varias declarações do jogador a imprensa que afirmavam sua inocência e mostrando fatos que desmoralizavam as acusações. Claramente o caso do jogador Neymar tem uma complexidade de assessoramento de imprensa muito menor que o caso do MC Gui por se tratar de uma acusação que foi solucionada judicialmente e se provou falaciosa, algo que para a imagem do jogador foi menos prejudicial comparada ao caso do Músico MC Gui.

                Obviamente em ambos os casos houve danos à imagem, porém sem a assessoria de imprensa correta os prejuízos poderiam ter sido ainda maiores tanto para a reputação das celebridades como para o bolço.

Assessoria de imprensa para empresas

Talvez você acredite que empresas não passam por situações semelhantes as de celebridades em relação a adversidades com a imprensa  e que por esse motivo empresas não necessitam de assessoria de imprensa, porém esta ideia pode ser um pouco equivocada já que temos exemplos que podem acontecer facilmente com qualquer empresa que não tem seus valores refletidos de forma solida em seus funcionários e colaboradores.

Animal que aparece nas imagens gravadas

O exemplo da vez é a situação que a marca Carrefuor teve que enfrentar após um de seus funcionários ser filmado espancando um cão de rua dentro de uma das unidades do Carrefuor. Após o acontecido ouve grande comoção nas redes sociais e até mesmo protestos e boicote a loja onde ocorreu o fato.

Claramente a situação poderia ter sido evitada se houvesse uma politica de ações mais bem planejada e um endomarketing mais presente, entretanto quanto mais funcionários e mais unidades uma marca comporta, mais difícil é ter o controle das ações que podem ou não repercutir criticas negativas para a Marca ou empresa. A assessoria de imprensa do Carrefuor teve uma resposta bem rápida quanto ao problema, afastou toda a responsabilidade da franquia quanto ao acontecido de forma muito objetiva e declarando o repudio a ações como a ocorrida, a empresa tomou uma boa decisão ao não colocar o funcionário responsável como alvo para a imprensa, já que isso poderia trazer os holofotes novamente para a empresa colocando mais questões a serem levantadas em um bate e volta.

Preservar a integridade de marcas, celebridades e empresas se torna cada vez mais essencial quando as noticias podem se espalhar com apenas alguns cliques, conter danos é apenas um dos diversos benefícios de se ter uma equipe bem preparada de assessoria de imprensa e marketing, há inúmeras formas de aplicação desse serviço dentro de uma empresa desde engajamento de seus clientes a posicionamento de marca.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?