Como fazer o gerenciamento de redes sociais

Uma estratégia completa de gerenciamento de mídia social requer planejamento, análise de dados, experiência na produção de conteúdo, conhecimento de mídia paga e muito mais.
Aparecer nas redes sociais não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Atualmente, as que mais se destacam nas redes sociais são as empresas que veem o valor desta ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os clientes e canal de promoção, da marca e dos seus produtos/serviços.
Por isso, cada vez mais empresas criam perfis nas redes sociais com o objetivo de se aproximarem de seus clientes, ao invés de perder a concorrência. No entanto, muitas pessoas não têm estratégias claras no início e não sabem como gerenciar redes sociais.
Sabemos que não é fácil para uma empresa que está iniciando na mídia social determinar qual conteúdo será publicado. Se fará uma abordagem mais tranquila ou mais séria, qual a frequência de postagens nas redes sociais, quais métricas devem ser analisadas, etc.
Por este motivo, vamos mostrar alguns processos e dicas que podem ser uteis para você aplicar no dia a dia no gerenciamento das redes sociais.

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais é mais do que apenas postar. O gerenciamento de mídias sociais envolve várias etapas, desde a definição da estratégia e posicionamento, planejamento das publicações e sua execução, até o monitoramento e coleta de resultados.
Antes de prosseguir, observe: o número de curtidas, comentários e visualizações – o famoso número da vaidade – são uma forte evidência da construção da marca, no entanto, eles não terão sentido se não estiverem ligados a estratégias com métricas precisas de marketing.
E porque é importante fazer uma boa gestão das redes sociais? Bem, entre várias respostas para essa pergunta, uma delas é a competição! As redes sociais são locais repletos de perfis, muitos dos quais são redes de negócios em busca de crescimento. Mesmo em um segmento de mercado menor, é muito provável que já existam alguns perfis no mesmo segmento de mercado na rede social e a única forma de se destacar, é fazendo uma boa gestão de mídias sociais.

Como montar uma estratégia de gerenciamento das redes sociais?

Sem uma estratégia clara, sua empresa terá perfis nas redes sociais, mas não saberá como lidar com eles. É aqui que muitas empresas cometem erros e, por fim, deixam de ver os reais benefícios de investir em gerenciamento de mídia social e se sentem desencorajadas.

Defina qual o propósito de estar nas redes sociais

É muito importante definir o propósito de aparecer nas redes sociais. E quando for definir, lembre-se de que cada alvo possui ações específicas. No entanto, a mídia social ainda tem alguns objetivos comuns como, atrair tráfego, fortalecer a marca, fidelizar seguidores, vender, gerar leads e educar o mercado.
Mais é importante, que haja apenas uma meta como carro-chefe de sua estratégia – para ter foco – e essa meta está conectada aos momentos de sua empresa, pois essa estratégia pode e deve mudar com o tempo.

Defina sua Persona

Muitas pessoas confundem o conceito de público-alvo com a persona. O primeiro é composto por um grupo de pessoas alvo de campanhas de marketing e contém dados psicológicos e comportamentais, como hábitos e costumes de consumo. Já a persona, é a definição mais específica de uma pessoa semifictícia que representa o cliente ideal. Sua criação é baseada em dados que podem ser coletados por meio de pesquisas, ferramentas analíticas e conhecimentos de mercado adquiridos ao longo dos anos.
Observe que, em vista desta breve descrição, a comunicação direcionada já é possível. O conteúdo pode ser criado para personagens, mesmo que não esteja diretamente relacionado ao tema educacional.

Acompanhe as métricas

Depois de tudo isso feito, é necessário medir se o gerenciamento de mídia social da sua empresa está indo bem é a única forma de conseguir isso é analisando seus resultados. Para isso, você precisa definir quais indicadores são importantes em sua estratégia, em outras palavras, as métricas de marketing digital que são realmente valiosas para seus objetivos. Por exemplo, se você deseja gerar tráfego, ter um milhão de curtidas e nenhum clique em link é inútil. Se eles não se envolvem na interação com a marca, não há vantagem em ter um numero de seguidores grande. Considere as metas de negócios, não das redes sociais específicas. Com isso em mente, é possível cruzar os dados para obter os números realmente importantes e esquecer os números que só vão agradar à gerencia.

Saiba o que publicar

As redes sociais são dinâmicas e estão sempre se reinventando e se transformando, portanto, existem muitos formatos. No entanto, é necessário realizar testes para tirar conclusões sobre quais resultados são os melhores. Os formatos mais tradicionais são imagens, vídeos, textos, links, carrosséis, montagens, enquetes e dicas.

Frequência de publicações

Lembre-se de que é muito importante manter o calendário de publicações para que não se perca com o tempo. Sabemos que quando não há biblioteca de conteúdo disponível para publicação, pode ser difícil no início. No entanto, conforme sua estratégia de marketing de conteúdo se desenvolve, você terá mais informações da rede social. Observação importante: você não precisa ter uma quantidade tão grande de conteúdo desde o início: é importante manter o status quo e publicar postagens relevantes para o seu público.

Saiba qual horário publicar

Não existe um horário único para todos, pois cada público tem sua própria maneira de se comportar, e você precisa entender quando sua persona geralmente vê suas postagens online. Para facilitar o gerenciamento, algumas redes sociais analisam qual é o melhor horário para sua página. Por exemplo, o Instagram Insights mostrará os dias e horários da semana em que seus seguidores estão mais conectados à rede social.
Se as ferramentas não lhe disponibilizarem esses dados, será necessário fazer testes para ver qual horário sua publicação tem um desempenho melhor. Para desenvolver uma boa estratégia de gestão de mídias sociais, é importante reservar um tempo para realizar essas análises nos relatórios fornecidos pela ferramenta escolhida. Ter vários insights sobre seu público pode tornar seu conteúdo mais preciso.

Crie um calendário editorial

O calendário editorial é o material básico para estratégias de planejamento de mídia social. Em suma, contém publicações que serão feitas posteriormente, bem como a data, hora e outros detalhes que podem ser relevantes. Esta ferramenta é essencial porque permite organizar e agendar postagens, evitar potenciais adversidades e auxiliar na análise de dados.

Monitore e interaja com o público

Em cada um dos tópicos mencionados, é muito importante criar rotinas de monitoramento das redes sociais para que você esteja sempre a par da dinâmica e do desempenho do dia a dia. Os resultados publicados podem variar muito em um curto período de tempo, portanto, sempre preste atenção às métricas e KPIs. Procure também formas de interagir com o público, evite comentários ou histórias sem resposta, para não excluir usuários.
Lembre-se: as redes sociais têm a capacidade de tornar uma empresa conhecida rapidamente e trazer grandes resultados, mas também têm a capacidade de destruí-la com mais rapidez ainda. Portanto, tenha cuidado ao assumir a responsabilidade de aparecer em tais canais.
Bom, agora que você sabe tudo sobre gerenciamento de redes sociais, é hora de colocar a mão na massa.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Decisão de compra: como influenciar os consumidores

No processo de compra, os consumidores são influenciados por uma série de...

Ler mais15 de fevereiro de 2024

O que é Click Bait e quais são os riscos de utilizá-lo?

Chamar a atenção do público é essencial no mercado. Quanto...

Ler mais14 de fevereiro de 2024

O que é URL amigável e qual sua importância?

URL amigável é uma URL “amigável para o usuário”, ou seja,...

Ler mais9 de fevereiro de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?