Entenda a importância do Brand Awareness para a sua marca

Brand Awareness é também conhecido como consciência de marca, sendo uma métrica que mostra o quanto a empresa é reconhecida entre os consumidores. Sua construção tem como objetivo fazer com que a organização ganhe notoriedade no mercado de atuação.

A partir disso, ela será lembrada e conseguirá construir seu diferencial no mercado. Para quem não está familiarizado com o assunto, o termo pode ser algo complicado e que dificulta o trabalho de gestores e empreendedores.

Mas a verdade é que seu entendimento é bem simples, embora tenha um significado útil para os negócios. Quando essa métrica está elevada, o nome da marca se torna o nome do produto, a exemplo de fabricantes de esponjas de aço e lâminas de barbear.

O Brand Awareness também faz as pessoas se lembrarem dessas empresas quando pensam em um símbolo ou característica, como no caso de empresas no ramo da tecnologia que são facilmente reconhecidas por seu símbolo.

São organizações que souberam construir sua consciência de marca, mas para alcançar esse nível, é fundamental entender um pouco mais sobre esse conceito.

Gestores e empreendedores precisam saber o que significa Brand Awareness e qual é a importância para os negócios, só assim poderão trabalhá-lo do jeito certo.

Entendendo o que é Brand Awareness

Brand Awareness é uma importante métrica que mostra o quanto uma organização é reconhecida pelos consumidores. Também conhecido como consciência de marca, serve para analisar de que maneira a organização se associa aos produtos que vende.

É necessário buscar maneiras de aumentar essa métrica para que a corporação ganhe notoriedade e seja lembrada pelo público, sendo diferenciada no mercado em que atua.

Mais do que ser conhecida, uma empresa que presta serviço de busca e entrega precisa ter credibilidade perante seus consumidores. Do mesmo modo, não é interessante para a organização conquistar a confiança dos clientes mas não ser famosa.

As companhias precisam de um diferencial para se destacar entre os concorrentes, e trabalhando o Brand Awareness é possível alcançar isso porque ele está relacionado ao branding. Tanto é que é uma forma de medir a gestão da marca.

Quanto melhor for a consciência da marca, mais ela será valorizada no mercado e deixará de depender de alguns fatores, como o preço, para convencer os consumidores a adquirirem seus produtos e serviços.

Importância do Brand Awareness

Quando a empresa é conhecida no mercado e fortalece sua imagem perante o público ela alcança vantagens para si mesma.

É por isso que tantas companhias investem em marketing para aumentar seu Brand Awareness, e algumas razões para fazer isso são:

  • Aumentar as vendas;
  • Elevar o alcance da marca;
  • Aprimorar campanhas de marketing;
  • Melhorar a relevância.

Quando uma pessoa procura determinado produto ou serviço, como projeto de ampliação residencial, tem em mente algumas ou até mesmo uma única marca como referência.

Para a organização que é lembrada neste momento, as vendas costumam ser muito melhores do que as companhias que não são tão lembradas.

Ser uma referência faz os consumidores se sentirem mais confiantes em relação à qualidade de uma solução. Sem falar no fato de que eles procuram ofertas dessas empresas, antes de pensar sobre seus concorrentes.

Um dos objetivos do Brand Awareness é fazer com que a marca seja mais conhecida e aumente seu alcance. Os negócios precisam se expor e fazer com que seus produtos estejam presentes na vida do público constantemente.

É necessário investir em um conjunto de exposições dentro e fora da internet, e em alguns casos, fazer a distribuição em pontos de venda.

Existem marcas que se tornam referência em seu mercado não apenas por conta dos investimentos em publicidade, mas também pelo modo como penetram nos pontos de venda.

Uma marca famosa de refrigerante, por exemplo, permite que os consumidores tenham contato com ela em diferentes estabelecimentos, como supermercados, bares, restaurantes, eventos, estádios e até mesmo por vendas on-line.

Se uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio sabe como e o quanto é notada em seu mercado, consegue desenvolver estratégias de marketing voltadas para o branding.

São ações que transmitem uma imagem positiva da organização, criando percepções que podem ser aproveitadas durante campanhas que ajudam a reforçar o vínculo entre a companhia e os consumidores.

Agora, quando a marca não é conhecida, pode trabalhar com outras estratégias que aumentam sua exposição e destacam seus diferenciais.

A consciência de marca deve ser vista como ponto de partida que determina o modo como ela será promovida, com isso, se torna mais relevante ao longo do tempo e sempre será lembrada no momento da compra.

Dicas para fazer Brand Awareness

Investir nessa métrica tem como propósito aumentar a notoriedade, melhorar as percepções por parte do público e diferenciar a organização.

Para que um fabricante de guarda corpo de aço galvanizado seja mais conhecido, precisa trabalhar com uma série de ações que são distribuídas de maneira orientada para o público.

Para ser uma empresa única e especial para os consumidores, é necessário também fazer um bom trabalho de gestão de marcas, ou seja, trabalhar com o branding. Mas no que diz respeito ao Brand Awareness, algumas dicas para aumentá-lo são:

Investir em programas de indicação

Ao investir em um programa de indicação, a organização vai recompensar clientes que promovem a marca e divulgam seu nome para novos compradores.

Essa estratégia é ideal para negócios que querem manter sua base de clientes engajada e expandir o alcance para novos mercados.

Uma das empresas que já promoveram esse tipo de estratégia foi o Dropbox, visto que no início de suas operações, ele oferecia mais espaço de armazenamento para usuários que trouxessem pessoas para a base.

Diferenciar a identidade visual

A identidade visual de uma marca deve ser única, seja na hora de fazer impressão digital ou durante as estratégias na web. Ademais, seus aspectos precisam ser o mais diferenciados possível.

Isso porque as marcas compartilham diferentes valores em suas campanhas, em muitas organizações ficam conhecidas por conta disso. Da mesma forma, existem aquelas que se tornam conhecidas por conta de um símbolo.

Não é fácil chegar ao nível de reconhecimento que essas organizações possuem, mesmo assim, é imprescindível fazer uma boa combinação de cores, símbolos e fontes, para que o negócio não seja confundido com outro.

Personalizar brindes

Muitas empresas oferecem brindes para seus clientes, como chaveiros, camisetas, canetas, canecas, entre outras opções personalizadas e contendo a identidade visual da organização.

São itens úteis para o público e que levam a marca para seu dia a dia, e eles podem ser distribuídos em eventos patrocinados pelo negócio ou durante ações promocionais nos pontos de vendas.

Independentemente da estratégia adotada por uma empresa de serviços administrativos terceirizados, o que realmente importa é fazer a marca ser lembrada constantemente pelos consumidores.

Criar uma personalidade única

Criar uma personalidade única para o negócio é uma das principais estratégias de conscientização de marca e branding, só que não é fácil fazer a companhia ser lembrada por determinada característica.

Contudo, quando isso acontece, o retorno é impressionante, e negócios dos mais variados tipos podem aproveitar essas vantagens.

Negócios que conseguem fazer isso se diferenciam da concorrência porque promovem valores diferenciados e que constroem uma memória afetiva com o público.

Fazer patrocínio

Uma empresa de pintura interna automotiva pode patrocinar eventos, projetos e personalidades porque é uma ação que aumenta as vendas e imprime a marca na mente dos consumidores.

Dependendo do evento que está patrocinando, sua imagem será sempre associada a ele, o que traz algo positivo para a lembrança do consumidor. É por isso que tantas organizações patrocinam jogos e clubes de futebol.

Mesmo que o negócio não tenha verba para patrocinar ou apoiar um evento muito grande, pode estudar projetos menores que estejam de acordo com sua realidade.

O ideal é procurar uma parceria que seja bem vista pelo público e que exerça influência positiva em seu meio.

Investir em marketing de conteúdo

O Brand Awareness é um dos objetivos do marketing de conteúdo, e isso é muito interessante porque são materiais que tornam a organização mais conhecida, lembrada e diferenciada.

Para um fabricante de toldo para comércio de lona, esse processo é muito importante porque os conteúdos criam percepções positivas nos leitores, bem como apresentam informações úteis, aumentando o alcance das postagens.

O marketing de conteúdo traz mais credibilidade para a marca, fazendo com que se torne uma referência em seu setor e se diferencie da concorrência.

Considerações finais

Investir em estratégias que melhoram o Brand Awareness é imprescindível para qualquer negócio, independentemente de sua área de atuação.

Por meio de ações simples, qualquer negócio consegue aumentar seu reconhecimento de marca e aproveitar todos os benefícios que essa métrica é capaz de trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Tecnologias de voz utilizadas no marketing digital

No cenário contemporâneo do marketing digital, as tecnologias de voz emergiram como...

Ler mais18 de março de 2024

Qual a relação do Inbound Marketing com o Tráfego Pago?

O Inbound Marketing e o Tráfego Pago são duas estratégias distintas, porém...

Ler mais14 de março de 2024

Como medir e analisar os resultados do seu marketing digital

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, o marketing...

Ler mais14 de março de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?