Em todos os sites disponíveis, de alguma forma, há geração e coleta de dados importantes para as empresas que buscam clientes e atendimento mais personalizados. Inclusive, o lançamento de infoprodutos pode ser otimizado a partir dessa ferramenta, qualificando outras campanhas a partir dos dados colhidos com Business Intelligence.
Mas, afinal, o que são esses conceitos e qual a importância de contar com o Business Intelligence (BI) para qualificar campanhas para lançamento de infoprodutos? Descubra mais sobre o BI e os impactos dessa estratégia para desenvolver seu negócio ou produto.
Infoprodutos e dados
Cada dia é mais comum que produtos exclusivamente digitais sejam produzidos, principalmente quando voltados para o compartilhamento de conteúdo, conhecimento e informação.
Para esse tipo de comercialização, damos o nome de infoprodutos. Ou seja, produtos prioritariamente digitais e que visam disseminar conhecimento.
Desse modo, além de empresas poderem recorrer ao contrato online para realizar o aluguel de andadores, iniciando desde o primeiro contato até a renovação da venda pela internet, é possível iniciar negócios integralmente digitais, como a venda de e-books que abordam os serviços de aluguel, por exemplo.
Contudo, para se manter competitivo nesse mercado – assim como em outros modelos de negócio – o lançamento de infoprodutos pode ser um grande desafio, demandando estratégias efetivas para comercializar os itens continuamente e direcionar as campanhas de forma assertiva para promover o sucesso.
Tais aspectos podem ser alcançados por meio do conhecimento acerca do mercado e do público, estratégia essa baseada em dados: o Business Intelligence.
Assim, os infoprodutos podem ser compreendidos como produtos criados, vendidos e divulgados pela internet, tendo como objetivo transmitir conhecimentos, entreter, gerar engajamento e diversas outras ações estratégicas para desenvolver a marca.
Com a evolução da internet, os infoprodutos vêm ganhando mais força no mercado, seja como estratégia de atração ou como produto principal.
Com isso, há mais competitividade no segmento, por mais amplo que o segmento se apresenta (considerando as diferentes áreas que podem investir nesse formato).
Isso se reflete no lançamento do produto, que demanda ainda mais uma estratégia de marketing direcionada e bem planejada para ter um bom número de vendas e ter um lançamento de sucesso.
Na prática, lançar qualquer modelo de produto exige muito planejamento e muita disciplina, além de toda a dedicação e esforço, seja uma fábrica de pisos laminados RJ ou um conteudista digital.
A diferença aqui se encontra nas estratégias online que podem se mostrar ainda mais otimizadas e cruciais para o sucesso da campanha. Acompanhe ao longo do conteúdo mais informações sobre esse processo.
O que é Business Intelligence?
De modo geral, o Business Intelligence pode ser compreendido como um conjunto de estratégias usadas para conferir mais inteligência ao negócio e ao processo de tomada de decisão, promovendo mais qualidade às campanhas criadas, inclusive na divulgação de lançamento de um novo infoproduto.
Isso porque a ação permite analisar dados dos usuários e tomar decisões com embasamento nessas informações coletadas, como curtidas, compras e interações junto a outras empresa de ar condicionado.
Afinal, independentemente do segmento de atuação, uma marca precisa conhecer o seu público para vender bem e direcionar as ações efetivamente, abrangendo desde aplicativos e canais diversos até a devida análise e uso dos dados para qualificar o desempenho e resultados esperados em uma ação.
Assim como ocorre nas áreas de RH e financeiro, o Business Intelligence também pode ser tratado como uma área de negócio com objetivos e atividades certas para uma plena atuação, inclusive quando trata do lançamento de infoprodutos, para que os profissionais alcancem seus objetivos enquanto marca.
Mais ainda, o termo também pode ser definido como um programa de computador de alto nível, ligado a um banco de dados que reúne informações de diversos lugares e os trata automaticamente, levando às empresas informações reais e precisas sobre os seus clientes e as ações que podem ser tomadas.
Para que serve o Business Intelligence no processo de lançamento de infoproduto?
O principal objetivo do BI é facilitar as tomadas de decisões, fazendo com que as empresas tenham melhores resultados com as coletas de dados dos usuários, promovendo campanhas de lançamento mais direcionadas e campanhas segmentadas para otimizar os resultados de longo prazo.
Para isso, diferentes aplicativos e softwares podem ser utilizados, contribuindo para análises mais ágeis e efetivas.
De modo geral, as ferramentas de BI reúnem os mais complexos dados – necessários para a definição das estratégias, considerando os objetivos de uma empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo – e transformam em informações e relatórios, facilitando as análises e possibilitando processos de consideração e decisão mais rápidos.
Nesse cenário, o ideal é que o negócio já tenha uma base de quem é seu público, contando com alguns dados e características primárias de seus futuros clientes, de modo a colher as informações com a inteligência para reforçar e aprimorar essas personas e campanhas.
Assim, no caso do exemplo, é possível identificar quando esses usuários procuram por conteúdos sobre a instalação de ares, quais métodos para fazer a manutenção correta e, no caso de um infoproduto mais específico, quando profissionais procuram por cursos de aprimoramento nesse serviço.
Consequentemente, é possível traçar as preferências e preparar o marketing e o apoio necessário para o lançamento de uma videoaula ou e-book nesse segmento com mais assertividade e uma campanha mais efetiva para divulgação.
Ou seja, com as informações captadas, é possível entender melhor sobre a performance de cada ação e conteúdo, bem como qual é realmente o interesse do seu público.
Mas, como esse processo e estratégia funcionam na prática?
Funcionamento da análise de BI
A análise por BI é muito mais do que um relatório, compreendendo uma mudança na mentalidade do infoprodutor e das empresas, que começam a analisar os dados e realmente aplicá-los constantemente em suas estratégias de negócio.
Assim, para que uma cultura de dados seja implementada de forma assertiva, mesmo em contextos mais simples (como pode ser o caso do infoprodutor) é interessante que um dos primeiros passos seja contratar empresas ou profissionais especializados na coleta e leitura de dados.
Depois, uma análise de quais dados são importantes para a sua empresa e para o que você precisa para se posicionar é necessário.
Isso determinará as estratégias e comportamentos que podem ser aplicados ao longo da campanha de lançamento de um infoproduto.
Por exemplo, no contexto sobre clínicas, gestores dessa área que desejam se posicionar no mercado digital podem identificar que uma dúvida comum é sobre começar um empreendimento e como identificar um bom espaço.
Assim, pode promover conteúdos sobre os cuidados necessários no aluguel consultório médico, relatando dicas e experiências, e desenvolvendo um infoproduto nesse contexto, criando uma ação para a venda desse material com base em sua importância para os profissionais.
Como estruturar a análise de BI?
Uma boa análise de BI passa por quatro importantes análises:
- O que está acontecendo?
- Por que acontece?
- O que acontece agora?
- Como mudar o que está acontecendo?
Considerando essas questões, um bom analista de marketing pode avaliar as redes sociais e verificar as respostas nos conteúdos e identificar os gargalos na relação com o público, ajudando a melhorar os pontos necessários no marketing e campanhas diversas, como nas postagens, horários e campanhas publicitárias.
Onde coletar os dados?
Você pode coletar dados usando diversas plataformas e empresas, e a área de marketing pode lhe auxiliar neste processo também fornecendo dados como:
- Localização dos usuários;
- Padrões de consumo;
- Fluxo de entradas nos sites;
- Caminhos que o cliente usou no site;
- Horários de mais atividade;
- Produtos vendidos em conjunto;
- Formatos de mais interesse.
Mais ainda, diversos outros dados podem ser coletados corretamente a partir da autorização e comportamento dos usuários, sem invadir a privacidade desses leads.
Assim, se o seu objetivo é a prevenção e combate a incêndio, coletar os dados de empresas que prestam este serviço e mão de obra pode ser uma medida adequada, partindo da base de clientes que seu negócio atende e que cederam informações de contato.
O importante é coletar os dados e transformá-los em insights. Outra forma interessante de coletar dados é a pesquisa com ex-clientes e com pessoas que atuavam na área.
KPIs e Business Intelligence
Algo muito importante para as análises é que as informações dos clientes estejam disponíveis em tempo real, para decisões mais claras e embasadas, bem como estejam organizadas conforme metas e métricas pré-estabelecidas pelo negócio.
Para isso, você precisa definir o KPIs da campanha, ou Key Performance Indicators (Indicadores chave de desempenho) com o BI. Basicamente, os KPIs no BI servem para medir o alcance dos objetivos da empresa e como os dados podem contribuir para essas metas, sendo devidamente contextualizados.
Nem sempre as informações sobre os clientes estão organizadas e centralizadas de forma precisa, estando espalhadas em diversas planilhas. Assim, para que tudo funcione, é necessário desenvolver metodologias que capturem, separem e analisem os dados para os gestores terem uma noção de tudo o que acontece na empresa/mercado.
Diferença entre métrica e KPI
De forma prática, a métrica é uma medida isolada de um resultado, enquanto o KPI pode informar o padrão de comportamento de uma métrica, sendo mais complexo.
Ou seja, o KPI tem o tempo de duração maior, mostrando taxas e estatísticas, sendo a visão mais macro das métricas em um longo prazo.
Qual a importância de analisar dados na escolha do lançamento de infoprodutos?
Lançar algo no mercado já é um desafio por si próprio, agora fazer o marketing ideal para garantir o sucesso de produtos digitais também pode ser um grande desafio. No entanto, diversas estratégias podem ser usadas para garantir o seu sucesso nesse contexto.
Como pode ser percebido, conhecer os consumidores para quem você quer vender é muito importante para se relacionar e criar campanhas de divulgação mais efetivas.
Em uma era digital, com tanta concorrência, não basta somente colocar o produto na rede, é preciso ter toda uma estratégia para sua divulgação e nutrição do público. Uma das ferramentas que possibilita estratégias mais qualificadas é a análise de dados.
Por meio da coleta e análise dos padrões de comportamento e interesses do público, uma empresa que aluga produtos industriais pode desenvolver um curso sobre a aplicação do aço em projeto cozinha industrial pequena, após identificar a demanda por esse setor que impacta em seu negócio, criando mais relevância no mercado.
Assim, para se fazer um bom lançamento, é necessário contar boas estratégias, considerando a análise do mercado para qual você quer entrar.
Para isso, veja quais são as dificuldades da sua área e o que você pode agregar, além de investir no seu design.
Outra ação que permite vender mais e criar uma boa campanha de divulgação de infoprodutos é criar a sua persona para esse material. Para isso, analisar os dados dos clientes é essencial.
Conhecer e personalizar o atendimento é outra das melhores e mais seguras formas de conseguir clientes, o que também demanda uma coleta de dados efetiva.
Já com relação ao alcance do infoproduto, campanhas de gamificação, considerando o interesse dessa audiência, podem maximizar os resultados, considerando pontuações e premiações para cada novo aluno que o cliente conseguir, por exemplo.
BI e o marketing
O marketing hoje é o centro dos processos de compras e vendas, seja para uma loja de filtro osmose reversa ou para um infoprodutor que deseja divulgar seus novos cursos.
Afinal, é a partir dele que é possível ganhar e reter potenciais clientes.
Desse modo, analisar o marketing é um ponto crucial para desenvolver ações mais qualificadas e melhores resultados.
Contudo, sem boas ferramentas e equipes de mensuração, identificar os dados importantes e quais ações devem ser aplicadas ou melhoradas pode ser um grande desafio ao fazer com que o marketing tenha um bom crescimento para o seu negócio.
Nesse contexto é que o BI se destaca, permitindo mensurações automatizadas e ferramentas próprias para análises mais inteligentes a partir da web.
Inclusive, uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de suas ações serem mensuradas de forma contínua.
Com este braço do marketing é bem mais fácil saber se os seus caminhos estão seguindo pela direção correta, fazendo com que BI e o marketing sejam importantes aliados para o desenvolvimento do seu conteúdo e negócio.
Utilizar o KPIs é muito importante para ajudar a mensurar os números das campanhas, auxiliando com os insights.
Além disso, um planejamento é essencial para o desenvolvimento de qualquer ação, marca ou loja.
Por isso, entender para quem você vai vender ou prestar serviços, procurar os dados e utilizá-los corretamente são pontos essenciais para o Business Intelligence ser aplicado de forma estratégica.
Por fim, por mais que a coleta de dados seja essencial para os trabalhos, atente-se a leis como a LGPD para manter os dados da empresa e clientes em segurança, sendo usados de forma precisa para a tomada de decisão sobre o lançamento.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.