Identidade Visual: o DNA da marca

A Identidade Visual é todo o conjunto de fatores que envolvem o visual da empresa, é essencial para sua marca que a Identidade Visual seja impactante e diferenciada das demais para que seja lembrada pelas pessoas.


O Que é Identidade Visual?

Identidade Visual é a construção de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.
Seu objetivo comum é criar o conceito, o valor e o posicionamento de uma empresa ou marca no mercado, ou seja, sua essência, o sentimento que a marca quer expressar quando for vista pelos outros. É a maneira como a vive, é assim que a marca quer influenciar as pessoas que a veem.
Geralmente, essa estrutura toma como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representativo da filosofia da empresa. Cor, tipografia, formato e até frases, como slogans, têm a função de registrar rapidamente na mente do público.
As identidades visuais são a expressão de sua individualidade e a garantia de responsabilidade perante a sociedade. Cuidadosamente criadas e implantadas, traduzem exatamente a forma pela qual as empresas gostariam de ser vistas por seus públicos externo, seus clientes e fornecedores, e interno, os que nela trabalham (STRUNCK, 1989, p. 44)
A identidade visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio, é através dela que a empresa se destaca. Afinal, um bom reconhecimento visual pode fazer uma empresa aparecer e ser lembrada pelos clientes.
No processo de construção de uma marca, deve-se ter em mente que a identidade visual precisa ser marcante e distinta das demais marcas. Somente assim a empresa pode manter a marca em mente e crescer entre tantos concorrentes.


Importância da Identidade Visual

Para Wheeler (2021, p14) “a identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis. A identidade da marca reúne elementos díspares e os unifica em sistemas integrados”. Então, é importante que uma empresa desperte desejos e a Identidade Visual é o primeiro sentido usado para atrair o consumidor e estimular outros sentidos.
Uma Identidade Visual precisa ser como um DNA, que é algo único, pois assim a marca consegue se destacar em maio a concorrência, fazendo com que a empresa seja reconhecida em qualquer lugar. Um exemplo é a Apple, que pode ser reconhecida tanto por uma maça mordida quanto pelo design de seus produtos.
Assim, a identidade visual é responsável por gerar sentimentos como identificação, pertencimento, confiança e o engajamento em relação a marca, pois é ela quem carrega o valor da marca.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?