Identidade Visual: o DNA da marca

A Identidade Visual é todo o conjunto de fatores que envolvem o visual da empresa, é essencial para sua marca que a Identidade Visual seja impactante e diferenciada das demais para que seja lembrada pelas pessoas.


O Que é Identidade Visual?

Identidade Visual é a construção de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.
Seu objetivo comum é criar o conceito, o valor e o posicionamento de uma empresa ou marca no mercado, ou seja, sua essência, o sentimento que a marca quer expressar quando for vista pelos outros. É a maneira como a vive, é assim que a marca quer influenciar as pessoas que a veem.
Geralmente, essa estrutura toma como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representativo da filosofia da empresa. Cor, tipografia, formato e até frases, como slogans, têm a função de registrar rapidamente na mente do público.
As identidades visuais são a expressão de sua individualidade e a garantia de responsabilidade perante a sociedade. Cuidadosamente criadas e implantadas, traduzem exatamente a forma pela qual as empresas gostariam de ser vistas por seus públicos externo, seus clientes e fornecedores, e interno, os que nela trabalham (STRUNCK, 1989, p. 44)
A identidade visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio, é através dela que a empresa se destaca. Afinal, um bom reconhecimento visual pode fazer uma empresa aparecer e ser lembrada pelos clientes.
No processo de construção de uma marca, deve-se ter em mente que a identidade visual precisa ser marcante e distinta das demais marcas. Somente assim a empresa pode manter a marca em mente e crescer entre tantos concorrentes.


Importância da Identidade Visual

Para Wheeler (2021, p14) “a identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis. A identidade da marca reúne elementos díspares e os unifica em sistemas integrados”. Então, é importante que uma empresa desperte desejos e a Identidade Visual é o primeiro sentido usado para atrair o consumidor e estimular outros sentidos.
Uma Identidade Visual precisa ser como um DNA, que é algo único, pois assim a marca consegue se destacar em maio a concorrência, fazendo com que a empresa seja reconhecida em qualquer lugar. Um exemplo é a Apple, que pode ser reconhecida tanto por uma maça mordida quanto pelo design de seus produtos.
Assim, a identidade visual é responsável por gerar sentimentos como identificação, pertencimento, confiança e o engajamento em relação a marca, pois é ela quem carrega o valor da marca.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Tecnologias de voz utilizadas no marketing digital

No cenário contemporâneo do marketing digital, as tecnologias de voz emergiram como...

Ler mais18 de março de 2024

Qual a relação do Inbound Marketing com o Tráfego Pago?

O Inbound Marketing e o Tráfego Pago são duas estratégias distintas, porém...

Ler mais14 de março de 2024

Como medir e analisar os resultados do seu marketing digital

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, o marketing...

Ler mais14 de março de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?