Marketing viral: conheça 6 vantagens dessa estratégia

O marketing viral é um método que permite atingir um grande número de pessoas sem ter que pagar por publicidade na mídia. À primeira vista, o conceito parece bom demais para ser verdade, e realmente é bom.

Muitas organizações dedicam recursos a essa prática para beneficiar seus negócios e promover sua marca no mercado, seja ela de cozinha americana planejada ou até mesmo de sistemas digitais para empresas.

É por isso que o marketing viral se tornou mais popular e agora está sendo empregado por empresas de todos os tipos e tamanhos.

Todo usuário da Internet e da mídia social, provavelmente já viu ou compartilhou conteúdo que se tornou popular por meio da distribuição viral.

Essa estratégia é frequentemente empregada por marcas famosas, porém, não se limita a isso, empresas menores também a utilizam. Afinal, eles também precisam alcançar resultados positivos.

Para eles essa ação é ainda mais significativa porque as empresas menores que fazem vistorias cautelares, têm mais dificuldade de alcançar uma posição de destaque, isso porque as empresas maiores têm um histórico de atuação mais longo.

Então para quem deseja saber mais sobre o tema, esta estratégia vai explicar o conceito de marketing viral e os benefícios que essa ação pode trazer para uma empresa de confecção de banner infantil personalizado ou qualquer outro segmento de negócio.

O que de fato é o marketing viral?

O marketing viral é a publicidade que tenta inspirar as pessoas a compartilhar a mensagem da marca. Na verdade, é quando os produtos e serviços estão em harmonia com as expectativas e necessidades do consumidor.

As pessoas devem entender o valor do que está sendo oferecido e que vale a pena o custo ou apenas se identificarem com a mensagem e dessa forma compartilharem com pessoas conhecidas.

No momento em que uma empresa de curso de motorista de ônibus alcança o sucesso viral, suas soluções se expandem automaticamente. Ela também tem a oportunidade de aumentar a receita e atrair clientes.

Porém, nem todas as campanhas são bem-sucedidas, mas buscar formatos de conteúdo compatíveis com o desejo do público faz com que as pessoas compartilhem a mensagem com outras pessoas, o que leva ao sucesso da empresa.

Por causa da internet, há menos barreiras à entrada. Como resultado disso, uma loja localizada em um país pode vender, por exemplo, mesa escritório luxo para qualquer pessoa no mundo.

Porém, o mundo digital também apresenta maiores oportunidades, e também cria um ambiente mais competitivo, em que as organizações lutam para dominar seu espaço e fortalecer sua marca.

Grandes e pequenas empresas, de diversos ramos, participam desse concurso, por isso o consumidor fica confuso sobre o que comprar.

Vários produtos e serviços diferentes estão disponíveis, mas o marketing viral pode influenciar na decisão de compra, pois faz com que a marca se destaque nestes meios:

  • Entre os clientes;
  • No seu segmento de mercado;
  • Em meio à sua concorrência;
  • Entre potenciais leads.

Quando uma pessoa precisa contratar um serviço de envidraçamento de sacada pequena, ela se lembra de uma campanha e escolhe a empresa em questão. Isso também vale para os produtos vendidos em lojas.

Basta pensar na quantidade de vezes que uma pessoa prefere uma certa marca em vez de outra, e isso se deve principalmente à associação que ela tem com um anúncio ou campanha. Isso já revela os benefícios desse método.

6 vantagens do marketing viral para as empresas

O marketing viral é uma estratégia de marketing que se baseia no comportamento do público na internet. Esse comportamento se caracteriza por ter muitos hábitos em comum.

A grande parte das pessoas gostam de compartilhar, opinar sobre quase tudo que veem, trocar informações, entre outras coisas, por isso existem vários benefícios em utilizar essa estratégia.

O principal objetivo de uma campanha viral é criar conteúdo atraente para um grupo demográfico específico, como resultado, o conteúdo tem uma alta qualidade que se espalha indefinidamente.

Contudo, as empresas precisam averiguar a viabilidade do marketing viral para o modelo de negócios não ficar destoante com a estratégia desse método. Dessa forma, é preciso criar conteúdos que realmente atraiam e prendam a atenção dos usuários por mais tempo.

Isso está se tornando mais comum hoje em dia, adotado por diferentes tipos de organizações, principalmente na indústria da música, que criou uma infinidade de novos grandes artistas por meio do marketing viral.

Por isso, para empresas como as que realizam serviço de instalação de pia de granito, ter um conteúdo viralizado pode alavancar muito o alcance de público, possibilitando que esses usuários venham a se tornar clientes.

1. Custo de investimento baixo

Os custos associados às campanhas de marketing viral são baixos, especialmente quando executados corretamente. Dessa forma, qualquer tipo de negócio pode conseguir criar um conteúdo viral sem investir quase nada.

Isso porque a viabilidade financeira é atribuída a um simples fato de que a comunicação é gratuita. Como o custo financeiro é praticamente inexistente, é preciso muito esforço e dedicação para criar um conteúdo de qualidade e contagiante.

2. Maior alcance para a marca

As pessoas na Internet procuram informações, conselhos, recomendações, entre outros. Frequentemente, falam com amigos nas redes sociais, contactos influentes ou motores de busca.

Como resultado, fornecer conteúdo significativo que é procurado por um público ávido por conhecimento só pode levar a uma exposição significativa, o forte hábito de compartilhar e recomendar a amigos é um fator significativo.

3. Construção de uma reputação sólida

O conteúdo viral tem um efeito significativo na reputação de organizações e indivíduos que se interessam por sanca de gesso aberta com led ou qualquer outro tipo de coisa, por mais inusitado que seja.

Isso é exemplificado por indivíduos que antes eram anônimos na sociedade que de repente passaram a receber a atenção de um público quase ilimitado, hoje, isso é raro, raramente as pessoas deixam de reconhecer seus nomes.

Quando uma marca chega a esse ponto, ela naturalmente se torna uma referência significativa no assunto, passando a ter autoridade e reputação a zelar.

Muito disso se deve ao fato do conteúdo poder ter um público diversificado, ou seja, é possível ter uma segmentação em meio a uma “viralização”.

4. Implementação simples

É fácil implementar o marketing viral, cada método de comunicação potencializa a transmissão de determinados tipos de conteúdo.

Por exemplo, se a campanha for promovida por meio de vídeo, o canal será o YouTube. Se o artigo for de alta qualidade, é preciso ter um blog bem organizado.

Com o conteúdo já criado, é hora de focar no público-alvo dos Defensores da Marca, cujos seguidores podem se interessar pelo que sua empresa tem a oferecer.

O mais vantajoso disso é que não é preciso entrar em contato com quem ganhou notoriedade na internet, basta entrar em contato com um influenciador que tenha um interesse em comum com a sua marca e tenha uma alta média de retuítes.

5. Feedback instantâneo

Devido aos recursos existentes em praticamente todas as plataformas de mídia social, incluindo o botão de curtir ou não gostar, a caixa de comentários, o indicador de visualizações, a capacidade de compartilhar imediatamente com o público ou indivíduos.

Esses dados específicos contribuem para o feedback recebido e pode ser instantâneo em muitos dos casos. Dessa forma as empresas conseguem metrificar os resultados e modificar as estratégias quando necessário.

6. Conteúdo que aproxima

O conteúdo viral tende a gerar uma proximidade mais genuína com o público, afinal a melhor forma de viralizar um conteúdo é criar um que o público possa se identificar.

Com o sentimento de identificação, as pessoas tendem a compartilhar aquele conteúdo com mais pessoas que conhecem e já passaram por algo semelhante.

Tudo isso contribui positivamente para que os conteúdos virais sejam feitos e acabam “explodindo” na internet. Então as empresas que desejam viralizar seus conteúdos devem pensar por um lado mais empático.

Considerações finais

Na internet, as pessoas estão constantemente buscando informações, principalmente por meio de mecanismos de busca. Se o negócio tiver um conteúdo eficaz e relevante para o público, ele terá um grande público.

Afinal o objetivo de toda empresa é se destacar dos concorrentes e ter um impacto duradouro nos consumidores, existem várias maneiras de conseguir isso. No entanto, o mais eficaz, sem dúvida, é o marketing viral.

O conteúdo viral tem um impacto significativo na reputação da empresa, e empresas antes desconhecidas ganham a atenção do público e começam a ter seu nome reconhecido.

Por meio dele, a empresa expande significativamente seu território, atinge o público-alvo e incentiva outros a seguirem seu exemplo. Com as informações que se forneceu, será muito mais simples atingir esse objetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?