Quais os principais tipos de anúncios no marketing digital?

Os anúncios de marketing digital fazem parte do planejamento de qualquer empresa, e os tipos mais comuns são os links patrocinados do Google Ads e as postagens patrocinadas do Facebook e Instagram.

São ferramentas de publicidade eficazes para gerar leads e receita na internet. As organizações têm duas opções para conquistar clientes na web, sendo o tráfego orgânico e o tráfego pago.

O tráfego orgânico está relacionado às estratégias de marketing de conteúdo e tem como propósito atrair público qualificado, por meio de publicações relevantes e que inserem os usuários no funil de vendas da empresa.

Quanto ao tráfego pago, está relacionado ao marketing tradicional, mas dentro da perspectiva da internet. O anunciante paga para exibir anúncios sobre seus produtos e serviços em espaços apropriados para a visualização.

A vantagem de investir nessa opção é que ela entrega resultados imediatos, e em certos canais, como o Facebook e o Instagram, é uma estratégia indispensável porque o tráfego orgânico é limitado nessas plataformas.

Porém, para fazer bons anúncios, é necessário entender seu conceito, a importância desse investimento para o negócio e quais são os principais tipos.

O que são anúncios online?

Os anúncios na internet são espaços usados para fazer publicidades e gerar oportunidades de negócios. As empresas podem contar com diferentes formatos e canais para anunciar, tais como vídeos, fotos e textos.

Com a ajuda dessas plataformas, qualquer organização pode fazer seus anúncios e atingir os potenciais clientes. Dentre os tipos mais comuns estão vídeos e imagens nas redes sociais, banner em sites e textos em blog.

Ao investir nesse tipo de estratégia, uma marca de persianas de alumínio para cozinha consegue ter acesso a vários benefícios, e dentre eles estão:

  • Excelente custo-benefício;
  • Assertividade;
  • Rapidez;
  • Facilidade de monitoramento;
  • Facilidade de ajustes;
  • Amplo alcance.

Mas antes de escolher uma plataforma e começar a anunciar, é fundamental entender a relevância dessa estratégia para a companhia.

Importância dos anúncios online

A quantidade de pessoas que usam a internet está cada vez maior, e isso faz com que a publicidade online se torne cada vez mais eficaz e acessível financeiramente.

Empresas dos mais variados tamanhos e segmentos podem investir, uma vez que são mais baratos do que canais tradicionais de comunicação, como o rádio e a televisão.

Ao contrário dessas mídias, a internet possibilita alcançar pessoas de maneira segmentada e que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços.

Na hora de anunciar, a empresa deve selecionar alguns critérios relacionados às características do público, como localização, interesses, idade, entre outros. Assim, vai direcionar o conteúdo para um público segmentado.

Supondo que a companhia utilize o Google Ads para a sua campanha, quando o usuário pesquisar um termo relacionado à empresa, como reforma telhado colonial, vai visualizar anúncios compatíveis.

É justamente por isso que a publicidade online é cada vez mais eficaz do que outras opções disponíveis. Mas além da facilidade para criar anúncios e mensurá-los, é fácil mensurar a eficiência da estratégia.

A marca pode avaliar o alcance do público, desempenho das ações e os resultados que está alcançando. Tudo pode ser alterado, o que valoriza ainda mais os investimentos e melhora as estratégias de marketing.

Por meio do marketing tradicional, a empresa vai ativamente atrás do cliente, e isso acontece por meio de técnicas que costumam ser intrusivas, como no caso do contato telefônico.

Por outro lado, os anúncios online atraem as pessoas naturalmente para o negócio, como em um site de pesquisas que permite ao usuário encontrar a organização ao fazer uma busca.

Quando o consumidor precisa de um produto ou serviço, procura na internet, e isso mostra a importância de construir uma imagem digital para que a marca seja lembrada.

Ao investir em anúncios online, a companhia conquista mais visibilidade e tudo isso sem precisar gastar muito. Com poucos recursos, é possível comprar anúncios e levar o público para o site institucional.

Ao longo do tempo, uma corporação especializada em sala planejada para apartamento pequeno consegue construir uma rede qualificada, e é por isso que os resultados aparecem mesmo com baixos investimentos.

Tipos de anúncios online

É possível escolher entre diferentes tipos de anúncios online para criar campanhas na internet. São eles:

Anúncios na rede de display

A rede de display do Google é uma cadeia de sites parceiros que disponibilizam espaços em suas páginas e conteúdos para banners e comerciais criados no Google Ads.

O sistema da empresa consegue identificar interesses com base no perfil do usuário que acessa o site, e com isso exibe anúncios relevantes que aumentam os cliques.

O anunciante pode escolher entre diferentes modos de pagamento, tais como CPC, CPM, CPA e CPV. Seu principal diferencial é que uma empresa de instalação motor portão basculante pode escolher entre diferentes formatos.

A divulgação é feita por meio de banners ou na pré-execução de conteúdos, como acontece no YouTube com as propagandas exibidas antes dos vídeos.

Os anúncios de texto são equivalentes aos links patrocinados, compostos apenas por título, link e descrição. Já os anúncios gráficos são banners patrocinados que costumam ser preenchidos por estatísticas, flash e animações em GIF.

Por fim, os anúncios de vídeo são mostrados no YouTube e em outras plataformas. O valor descontado varia de acordo com o tipo de interação do usuário, que pode clicar, pular ou assistir.

Postagens patrocinadas

A proposta original das redes sociais é a interação entre as pessoas, mas muitas marcas estão presentes nessas plataformas. Só que elas precisam ter o mesmo comportamento dos indivíduos para que sejam notadas e conquistem engajamento.

Contudo, também é necessário investir em publicidade, e isso acontece porque as redes sociais mudaram seus algoritmos e reduziram o alcance orgânico dos perfis comerciais.

Uma empresa de manutenção hidráulica predial pode ter acesso a várias vantagens ao impulsionar seus conteúdos e criar publicações patrocinadas. Isso porque as plataformas oferecem ótimas ferramentas que ajudam a segmentar a divulgação.

Elas atraem as pessoas certas e que realmente se interessam pelo que o negócio está divulgando. Cada rede social conta com seu próprio serviço de publicidade, mas algumas disponibilizam ferramentas mais amplas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente estratégia para empresas de vários setores, e no Brasil, essa ação foi uma das que mais contribuiu para consolidar o marketing digital.

Para investir em e-mail marketing, é necessário elaborar uma boa estratégia de conteúdo totalmente baseada no funil de vendas. Também é preciso aplicar as técnicas de copywriting que incentivam os usuários a abrirem as mensagens.

Uma oficina suspensão automotiva também deve utilizar uma plataforma CRM para poder automatizar e segmentar as mensagens, fazendo com que sua estratégia de e-mail marketing seja eficiente e ágil.

Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios realizados nos buscadores, principalmente no Google, e seu principal formato são os textos simples.

Quando o usuário faz uma busca relacionada à campanha da empresa, pode visualizar um link com o anúncio que vai atraí-lo para o site institucional.

O investimento pode ser pago quando a pessoa clica no anúncio (CPC), quando ele já atingiu mil visualizações (CPM), quando o usuário realiza uma ação especificada (CPA) ou quando o usuário visualiza ou assiste o anúncio (CPV).

Remarketing

Uma autoescola especializada em reabilitação CNH provisória utiliza o remarketing para anunciar seus serviços novamente para usuários que demonstraram interesse.

Ao acessar diferentes plataformas, ele vai visualizar anúncios sobre determinado produto ou serviço, e essa estratégia é importante porque expande a presença da organização em diferentes canais digitais.

Anúncios nativos

Por fim, é possível investir em anúncios nativos que são criados e gerenciados pelo site, sem que para isso seja necessário conexão com plataformas externas.

Ele costuma surgir no meio ou no fim das postagens de conteúdos de produtos e serviços promovidos ou por meio de pop-ups.

Esse tipo de divulgação é recomendada quando o site comercializa e processa a compra do item comercializado, no entanto, ainda existem portais de notícia e entretenimento que fazem acordos para exibir os anúncios em áreas reservadas.

Considerações finais

O marketing digital é muito democrático e permite o acesso de todo tipo de negócio, desde uma grande empresa de frete fracionado até um pequeno mercado de bairro.

Embora as estratégias orgânicas estejam em seu auge e sejam, de fato, muito importantes para as companhias, os anúncios online continuam sendo fundamentais para alcançar resultados rapidamente.

As empresas conseguem notar a diferença assim que colocam as campanhas no ar, e os resultados aparecem porque tudo é feito de maneira direcionada e procura impactar pessoas que realmente possam se interessar pelos itens anunciados.

Entender sobre essa ação é fundamental para criar uma campanha de marketing digital completa e construir a visibilidade online da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Decisão de compra: como influenciar os consumidores

No processo de compra, os consumidores são influenciados por uma série de...

Ler mais15 de fevereiro de 2024

O que é Click Bait e quais são os riscos de utilizá-lo?

Chamar a atenção do público é essencial no mercado. Quanto...

Ler mais14 de fevereiro de 2024

O que é URL amigável e qual sua importância?

URL amigável é uma URL “amigável para o usuário”, ou seja,...

Ler mais9 de fevereiro de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?