Os anúncios de marketing digital fazem parte do planejamento de qualquer empresa, e os tipos mais comuns são os links patrocinados do Google Ads e as postagens patrocinadas do Facebook e Instagram.
São ferramentas de publicidade eficazes para gerar leads e receita na internet. As organizações têm duas opções para conquistar clientes na web, sendo o tráfego orgânico e o tráfego pago.
O tráfego orgânico está relacionado às estratégias de marketing de conteúdo e tem como propósito atrair público qualificado, por meio de publicações relevantes e que inserem os usuários no funil de vendas da empresa.
Quanto ao tráfego pago, está relacionado ao marketing tradicional, mas dentro da perspectiva da internet. O anunciante paga para exibir anúncios sobre seus produtos e serviços em espaços apropriados para a visualização.
A vantagem de investir nessa opção é que ela entrega resultados imediatos, e em certos canais, como o Facebook e o Instagram, é uma estratégia indispensável porque o tráfego orgânico é limitado nessas plataformas.
Porém, para fazer bons anúncios, é necessário entender seu conceito, a importância desse investimento para o negócio e quais são os principais tipos.
O que são anúncios online?
Os anúncios na internet são espaços usados para fazer publicidades e gerar oportunidades de negócios. As empresas podem contar com diferentes formatos e canais para anunciar, tais como vídeos, fotos e textos.
Com a ajuda dessas plataformas, qualquer organização pode fazer seus anúncios e atingir os potenciais clientes. Dentre os tipos mais comuns estão vídeos e imagens nas redes sociais, banner em sites e textos em blog.
Ao investir nesse tipo de estratégia, uma marca de persianas de alumínio para cozinha consegue ter acesso a vários benefícios, e dentre eles estão:
- Excelente custo-benefício;
- Assertividade;
- Rapidez;
- Facilidade de monitoramento;
- Facilidade de ajustes;
- Amplo alcance.
Mas antes de escolher uma plataforma e começar a anunciar, é fundamental entender a relevância dessa estratégia para a companhia.
Importância dos anúncios online
A quantidade de pessoas que usam a internet está cada vez maior, e isso faz com que a publicidade online se torne cada vez mais eficaz e acessível financeiramente.
Empresas dos mais variados tamanhos e segmentos podem investir, uma vez que são mais baratos do que canais tradicionais de comunicação, como o rádio e a televisão.
Ao contrário dessas mídias, a internet possibilita alcançar pessoas de maneira segmentada e que realmente possam se interessar pelos produtos e serviços.
Na hora de anunciar, a empresa deve selecionar alguns critérios relacionados às características do público, como localização, interesses, idade, entre outros. Assim, vai direcionar o conteúdo para um público segmentado.
Supondo que a companhia utilize o Google Ads para a sua campanha, quando o usuário pesquisar um termo relacionado à empresa, como reforma telhado colonial, vai visualizar anúncios compatíveis.
É justamente por isso que a publicidade online é cada vez mais eficaz do que outras opções disponíveis. Mas além da facilidade para criar anúncios e mensurá-los, é fácil mensurar a eficiência da estratégia.
A marca pode avaliar o alcance do público, desempenho das ações e os resultados que está alcançando. Tudo pode ser alterado, o que valoriza ainda mais os investimentos e melhora as estratégias de marketing.
Por meio do marketing tradicional, a empresa vai ativamente atrás do cliente, e isso acontece por meio de técnicas que costumam ser intrusivas, como no caso do contato telefônico.
Por outro lado, os anúncios online atraem as pessoas naturalmente para o negócio, como em um site de pesquisas que permite ao usuário encontrar a organização ao fazer uma busca.
Quando o consumidor precisa de um produto ou serviço, procura na internet, e isso mostra a importância de construir uma imagem digital para que a marca seja lembrada.
Ao investir em anúncios online, a companhia conquista mais visibilidade e tudo isso sem precisar gastar muito. Com poucos recursos, é possível comprar anúncios e levar o público para o site institucional.
Ao longo do tempo, uma corporação especializada em sala planejada para apartamento pequeno consegue construir uma rede qualificada, e é por isso que os resultados aparecem mesmo com baixos investimentos.
Tipos de anúncios online
É possível escolher entre diferentes tipos de anúncios online para criar campanhas na internet. São eles:
Anúncios na rede de display
A rede de display do Google é uma cadeia de sites parceiros que disponibilizam espaços em suas páginas e conteúdos para banners e comerciais criados no Google Ads.
O sistema da empresa consegue identificar interesses com base no perfil do usuário que acessa o site, e com isso exibe anúncios relevantes que aumentam os cliques.
O anunciante pode escolher entre diferentes modos de pagamento, tais como CPC, CPM, CPA e CPV. Seu principal diferencial é que uma empresa de instalação motor portão basculante pode escolher entre diferentes formatos.
A divulgação é feita por meio de banners ou na pré-execução de conteúdos, como acontece no YouTube com as propagandas exibidas antes dos vídeos.
Os anúncios de texto são equivalentes aos links patrocinados, compostos apenas por título, link e descrição. Já os anúncios gráficos são banners patrocinados que costumam ser preenchidos por estatísticas, flash e animações em GIF.
Por fim, os anúncios de vídeo são mostrados no YouTube e em outras plataformas. O valor descontado varia de acordo com o tipo de interação do usuário, que pode clicar, pular ou assistir.
Postagens patrocinadas
A proposta original das redes sociais é a interação entre as pessoas, mas muitas marcas estão presentes nessas plataformas. Só que elas precisam ter o mesmo comportamento dos indivíduos para que sejam notadas e conquistem engajamento.
Contudo, também é necessário investir em publicidade, e isso acontece porque as redes sociais mudaram seus algoritmos e reduziram o alcance orgânico dos perfis comerciais.
Uma empresa de manutenção hidráulica predial pode ter acesso a várias vantagens ao impulsionar seus conteúdos e criar publicações patrocinadas. Isso porque as plataformas oferecem ótimas ferramentas que ajudam a segmentar a divulgação.
Elas atraem as pessoas certas e que realmente se interessam pelo que o negócio está divulgando. Cada rede social conta com seu próprio serviço de publicidade, mas algumas disponibilizam ferramentas mais amplas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma excelente estratégia para empresas de vários setores, e no Brasil, essa ação foi uma das que mais contribuiu para consolidar o marketing digital.
Para investir em e-mail marketing, é necessário elaborar uma boa estratégia de conteúdo totalmente baseada no funil de vendas. Também é preciso aplicar as técnicas de copywriting que incentivam os usuários a abrirem as mensagens.
Uma oficina suspensão automotiva também deve utilizar uma plataforma CRM para poder automatizar e segmentar as mensagens, fazendo com que sua estratégia de e-mail marketing seja eficiente e ágil.
Links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios realizados nos buscadores, principalmente no Google, e seu principal formato são os textos simples.
Quando o usuário faz uma busca relacionada à campanha da empresa, pode visualizar um link com o anúncio que vai atraí-lo para o site institucional.
O investimento pode ser pago quando a pessoa clica no anúncio (CPC), quando ele já atingiu mil visualizações (CPM), quando o usuário realiza uma ação especificada (CPA) ou quando o usuário visualiza ou assiste o anúncio (CPV).
Remarketing
Uma autoescola especializada em reabilitação CNH provisória utiliza o remarketing para anunciar seus serviços novamente para usuários que demonstraram interesse.
Ao acessar diferentes plataformas, ele vai visualizar anúncios sobre determinado produto ou serviço, e essa estratégia é importante porque expande a presença da organização em diferentes canais digitais.
Anúncios nativos
Por fim, é possível investir em anúncios nativos que são criados e gerenciados pelo site, sem que para isso seja necessário conexão com plataformas externas.
Ele costuma surgir no meio ou no fim das postagens de conteúdos de produtos e serviços promovidos ou por meio de pop-ups.
Esse tipo de divulgação é recomendada quando o site comercializa e processa a compra do item comercializado, no entanto, ainda existem portais de notícia e entretenimento que fazem acordos para exibir os anúncios em áreas reservadas.
Considerações finais
O marketing digital é muito democrático e permite o acesso de todo tipo de negócio, desde uma grande empresa de frete fracionado até um pequeno mercado de bairro.
Embora as estratégias orgânicas estejam em seu auge e sejam, de fato, muito importantes para as companhias, os anúncios online continuam sendo fundamentais para alcançar resultados rapidamente.
As empresas conseguem notar a diferença assim que colocam as campanhas no ar, e os resultados aparecem porque tudo é feito de maneira direcionada e procura impactar pessoas que realmente possam se interessar pelos itens anunciados.
Entender sobre essa ação é fundamental para criar uma campanha de marketing digital completa e construir a visibilidade online da marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.