Topic cluster é uma estratégia de SEO que ajuda a organizar os conteúdos em grupos específicos, tendo em vista um tópico principal, fazendo tudo de maneira interconectada.
Entender sobre esse assunto é muito importante porque o marketing digital traz mudanças constantemente, e tendo em vista que a tecnologia também evolui muito, surgem novas possibilidades de diálogo entre o público e as marcas.
Essas mudanças abrangem todas as áreas, como SEO em marketing de conteúdo e as organizações precisam estar atentas sobre o que têm feito para melhorar suas práticas.
Os profissionais de marketing precisam conhecer as novidades do mercado, visto que só dessa forma conseguirão alcançar resultados melhores dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
Quando se trata de conteúdo e SEO, as mudanças acontecem muito na forma como as pessoas procuram informações e interagem com os materiais, e no modo como os algoritmos dos buscadores selecionam as plataformas.
Justamente por identificar tais mudanças, surgem conceitos e práticas que visam facilitar o trabalho dos profissionais de marketing digital e entre elas estão os Topic Clusters.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, é importante ter conhecimento do conceito de topic cluster, os benefícios da estratégia e como aplicá-la.
Conceito de topic cluster
Topic cluster é uma forma de organizar os conteúdos desenvolvidos pela HubSpot, com base em observações nas mudanças que ocorrem no modo como as buscas online são realizadas e na maneira como os buscadores respondem às pesquisas.
São grupos de conteúdos que se organizam em torno de um tópico principal e de maneira interconectada. É uma estrutura importante para as estratégias de SEO e sua abordagem ajuda a alcançar boas posições nos buscadores.
Para trabalhar com topic cluster, uma empresa de instalação de interfone predial precisa de um planejamento para compreender o que está sendo feito, ter uma visão estratégica do trabalho e mensurar os resultados.
O topic cluster trabalha com 3 elementos principais, que são post pilar, clusters e links internos. Juntos, eles formam uma teia de conteúdos que organiza a relevância das páginas, otimizando os resultados nos buscadores e melhorando as estratégias de SEO.
Benefícios do topic cluster
Investir nessa estratégia traz benefícios que estão muito além da organização do conteúdo. Dentre os pontos positivos de aplicá-la estão:
Melhora a autoridade das páginas
Explorar o topic cluster garante que várias páginas sejam acessíveis para o usuário e para os buscadores, utilizando os links internos. A página pilar recebe links mais fortes, como a home do site e as demais recebem vários posts.
É isso o que aumenta a autoridade do site. Para se ter uma ideia do impacto da estratégia, a cada 10 páginas de um site que aparece nos resultados de pesquisa, cerca de 4 são pilares.
A página pilar possui vários links para os clusters e distribui a autoridade e relevância para elas.
Gera mais tráfego orgânico
Negócios dos mais variados tipos, como no caso de uma empresa de locação de esteiras, procuram constantemente alcançar uma posição orgânica para atrair tráfego orgânico.
Ao investir em topic cluster, a organização consegue fazer isso porque ao utilizar uma palavra-chave genérica, o volume de buscas para ela é mais alto.
É uma página que recebe a autoridade e por isso tem mais chances de aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, usando o termo principal.
O conteúdo também será muito mais completo e isso melhora a experiência do usuário e métricas de engajamento, como taxa de rejeição e tempo de permanência na página.
Um conteúdo que se aprofunda no tópico e utiliza palavras-chaves secundárias conquista um bom posicionamento para outros termos que também possuem um alto volume de buscas.
Aumenta a autoridade de domínio
O topic cluster é capaz de proporcionar novos links para o site de maneira orgânica, e isso acontece porque o conteúdo se torna muito mais completo e uma referência no assunto tratado.
Outro ponto que pode afetar positivamente a autoridade de domínio é a possibilidade de trabalhar com estratégias de link building.
Se uma empresa de película branca para vidro fizer uma página épica, pode usá-la como uma forma de gerar novos links.
Agora, se fizer uma página de referências e incluir links externos, pode funcionar como moeda de troca para que outros sites incluam links.
Explorar o conteúdo principal nas estratégias de link building contribui muito para as páginas épicas, fazendo com que estejam entre as páginas de maior autoridade dentro do site.
Gera leads relevantes
Quem trabalha com inbound marketing, já percebeu que as landing pages conseguem converter leads com mais facilidade do que os conteúdos do blog.
Mais precisamente, esse tipo de página consegue uma conversão de 40%, enquanto uma publicação no blog conquista conversões de 3%.
Uma página épica dentro do site de uma empresa de limpeza de tapetes ao domicílio consegue uma taxa de conversão maior do que uma publicação comum.
Trata-se de um conteúdo extremamente rico e completo que desperta o interesse de guardá-lo ou compartilhá-lo de alguma forma.
Isso acontece porque as pessoas procuram alguma coisa de valor e se o conteúdo publicado em uma página época entrega esse valor e ainda disponibiliza uma versão em PDF, as taxas de conversão melhoram muito.
Como fazer topic cluster
Para investir em topic cluster, a empresa precisa seguir um passo a passo com 5 estratégias muito importantes. São elas:
Escolher o tema principal
É necessário escolher o tópico principal, e independentemente de qual seja, precisa se encaixar nos tópicos essenciais da empresa.
É assim que a organização vai criar sua página pilar e depois desenvolver subtópicos que vão formar os topic clusters.
Por exemplo, se a página principal fala sobre impressora profissional para gráfica, é possível criar uma página para discutir a necessidade de comprar ou alugar essas impressoras.
As páginas do cluster vamos focar em pequenos detalhes sobre o assunto e as soluções que a companhia oferece. Mas antes de escolher o tema principal, é necessário considerar as necessidades da persona e responder às seguintes perguntas:
- O que o público quer saber;
- Possibilidade de desenvolver o tópico;
- Possibilidade de dividi-lo;
- Variações do tópico.
Também é importante pensar se existe algum tópico mais importante antes de passar para o próximo e assim oferecer a informação completa para os usuários.
Pesquisar palavras-chave
Depois de definir o tópico principal, é necessário pesquisar palavras-chave correspondentes a ele. Por meio de uma ferramenta de lacunas nas palavras-chave, o negócio consegue analisar e identificar termos que os concorrentes não usam.
Alguns elementos importantes em relação a isso é usar palavras ausentes para as quais a empresa não está ranqueando e seus concorrentes estão, seja usando termos fracos ou termos fortes.
Estruturar pilares e clusters
Uma empresa que faz instalação de rede de proteção esportiva sob medida deve estruturar os topic clusters e a página pilar. Essa última precisa de uma ampla variedade de tópicos e deixar espaço para subtópicos.
As páginas de topic cluster precisam cobrir detalhes sobre o assunto, por isso, a empresa precisa fazer um plano de conteúdo e assegurar-se sobre tópicos relevantes, vinculados à página pilar.
O plano de conteúdo deve considerar a peça que será produzida, com títulos e subtítulos, número de palavras-alvo, lista de palavras-chave, incluindo primárias, secundárias e relacionadas, além de referências a concorrentes em altas posições.
Criar os conteúdos
Para criar conteúdos de qualidade, uma empresa de higienização de carros precisa ter certeza de que eles serão atrativos e úteis para o público.
É necessário desenvolver algo atraente e que se destaque e evitar reescrever sobre pautas que já são abordadas por outras empresas.
Bons conteúdos são escritos naturalmente, totalmente focados na qualidade, com diversas melhorias, além de trazer informações claras e concisas.
É fundamental evitar uso excessivo de palavras-chave, usar termos relacionados ao longo do texto, adicionar atributos alt às imagens e verificar a legibilidade.
Publicar o conteúdo e adicionar links internos
Depois que o conteúdo é publicado, um estúdio fotográfico de ensaio família externo ainda tem o trabalho de desenvolver materiais novos relacionados à página pilar e adicionar links internos aos topic clusters.
Mesmo que o material esteja bem posicionado, sempre é possível fazer melhorias e a empresa deve se certificar de que o material está atualizado.
Fazer atualizações constantes ajuda a manter o material sempre à frente dos concorrentes, além de aumentar sua relevância no setor de atuação da marca.
Considerações finais
Reproduzir conteúdos é uma necessidade hoje em dia por conta das mudanças no comportamento e nas exigências do consumidor moderno.
Mas é possível potencializar o alcance dessa estratégia por meio de inovações, como é o caso do topic cluster.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.