A gestão de conteúdo é uma tática de marketing cujo objetivo é realizar a administração de conteúdo.
Para desenvolver esses materiais e obter bons resultados, é indispensável ter planejamento, e é justamente ele que vai ajudar a fazer a gestão de conteúdo do negócio e impactar a audiência do jeito que a marca espera.
Quem não conhece muito bem sobre marketing ou não está acostumado a investir na criação de materiais ricos e relevantes, talvez não tenha ouvido falar sobre a gestão de conteúdo, mas conhecer esse assunto é indispensável.
É dessa forma que a organização vai conseguir trabalhar bem seu funil de vendas e melhorar a própria performance na internet.
É um gerenciamento que permite criar, armazenar e mensurar os conteúdos do negócio, otimizar a produção, reduzir custos e melhorar a qualidade do que é publicado pela empresa.
O resultado de tudo isso é atrair leads qualificados, ter mais facilidade para fidelizar os compradores e se comunicar com os consumidores de acordo com a etapa do funil em que eles se encontram.
Para alcançar esses resultados, é necessário compreender o conceito de gestão de conteúdo, como estruturar esse processo e compreender as vantagens da prática.
O que é gestão de conteúdo?
Gestão de conteúdo nada mais é do que uma estratégia de marketing que ajuda a gerenciar a produção de materiais, bem como outras etapas desse processo, como:
- Planejamento;
- Criação;
- Revisão;
- Publicação;
- Divulgação;
- Mensuração.
Produzir materiais ricos é fundamental para nutrir e fidelizar clientes, mas os gestores não podem considerar apenas a produção de conteúdo em si, visto que se trata apenas de uma etapa da estratégia.
Uma oficina especializada em manutenção de direção hidraulica precisa da gestão de conteúdo para organizar e otimizar o processo de produção para o negócio.
Por meio desse gerenciamento, fica mais fácil estruturar os processos internos da corporação, ter mais consistência e observar as ações que estão funcionando e as que precisam ser melhoradas.
Como estruturar a gestão de conteúdo?
Para estruturar a gestão de conteúdo é necessário prestar atenção a algumas etapas que fazem parte desse trabalho. São elas:
Iniciação
A iniciação é a primeira etapa e acontece quando surge a ideia de produzir campanhas com base em materiais ricos e relevantes.
Ela envolve algumas pesquisas de mercado para compreender se a ideia é aplicável e para saber o que a concorrência está fazendo.
A marca deve analisar as ações dos concorrentes para compreender como eles estão se posicionando no mercado, quais são seus erros e acertos e então pensar em estratégias que vão entregar aquilo que as pessoas esperam.
Fazer o planejamento
Depois que uma autoescola de carteira de moto e carro fizer toda a pesquisa, chegou o momento de planejar os passos e aspectos que a campanha precisa ter.
É um momento de saber quanto tempo vai durar o projeto, qual é o objetivo, se existem objetivos específicos, quais são as datas de publicação, quem são os profissionais envolvidos, entre outros questionamentos.
Todas as ações necessárias precisam ser anotadas, incluindo objetivos, ferramentas de execução, métodos de criação, datas de publicação, pessoas envolvidas e outros aspectos importantes para o planejamento estratégico.
Executar a gestão
Depois do planejamento, finalmente os profissionais começam a tirar o projeto do papel e colocá-lo em prática, e é nessa etapa que a produção se inicia. Mas ela não se resume apenas à criação de conteúdo.
Na verdade, também é o momento de testar e monitorar a produção para identificar aquilo que funciona, as possíveis falhas e o que precisa ser ajustado no processo para alcançar os objetivos propostos.
Monitorar a estratégia
Nesta etapa, as etapas 1 e 2 precisam ser recuperadas, pois assim será possível monitorar o projeto.
Uma oficina de troca de bateria moura vai analisar as métricas que planejou, ver se está tudo funcionando de acordo com o que foi previsto, se os resultados são satisfatórios, entre outras questões.
É durante o monitoramento da estratégia que a empresa vai analisar as expectativas e a realidade, além de colher dados sobre aquilo que a campanha está dizendo.
Encerramento
Assim como qualquer outro processo, a gestão de conteúdos também tem início, meio e fim, e a última etapa consiste em finalizá-lo para registrar o que aconteceu durante sua execução.
Ao tomar nota sobre o trabalho, fica mais fácil fazer um balanço relacionado aos erros e acertos. Se por um acaso a organização identificar mais erros do que acertos, não é necessário se desapontar.
Isso porque os dados vão servir como uma base para que a companhia possa desenvolver estratégias melhores e otimizar o negócio.
Propósito da gestão de conteúdo
A gestão de conteúdo tem como objetivo organizar o processo que envolve a criação de conteúdos na internet, passando pela etapa de difusão, estratégias de marketing digital, público que vai consumir e desenvolvimento em vários formatos.
Uma empresa de projeto elétrico industrial completo pode produzir materiais em diferentes formatos, e é justamente o gerenciamento que permite fazer essa variação.
Entre as várias possibilidades trazidas por esse gerenciamento está planejar materiais antecipadamente, criar calendário editorial, agendar as publicações, manter a consistência e a frequência e produzir formatos diferentes.
Também tem outros propósitos como testar e corrigir conteúdos, evitar produções desnecessárias, descartar assuntos que já foram abordados, fazer a divulgação em diversos canais e mensurar os resultados.
Vantagens da gestão de conteúdo
A gestão de conteúdo está diretamente relacionada ao sucesso da estratégia, e por isso traz diversas vantagens, como:
1. Conteúdo mais relevante
Um objetivo comum entre todas as empresas é se tornar uma autoridade em seu segmento de atuação, e para que isso aconteça, o público precisa enxergar a marca como uma referência.
Os conteúdos de um fabricante de piso laminado na sala são relevantes porque trazem informações úteis e que fazem a diferença na vida das pessoas.
Mas ao longo do tempo, materiais que são considerados relevantes atualmente podem ficar ultrapassados. É dever da marca mantê-los sempre atualizados para entregar materiais realmente bons.
2. Publicações mais consistentes
Quando o usuário encontra o blog da marca e gosta dos materiais publicados pode se interessar pela assinatura da newsletter, mas mesmo que não assine, pode voltar mais vezes para consumir as novas publicações.
Mas se o usuário voltar e não tiver nada de diferente, entende que a plataforma está abandonada e ela deixa de ser uma referência. Isso também acontece com as redes sociais.
Os perfis de um fabricante de hidrante de parede nessas plataformas estão sempre atualizados para manter a consistência. Sem isso, muitas pessoas nem mesmo sentem interesse em seguir a marca.
3. Mais eficiência
A gestão de conteúdo é um processo muito complexo porque depende de um bom gerenciamento por parte da equipe de marketing e do próprio material.
O gerenciamento de conteúdo é responsável por um processo eficiente e se ele for bem definido, cada membro do time consegue entender quando, como e o que deve ser feito para que tudo funcione do jeito certo.
4. Melhorias contínuas
Uma das coisas mais importantes para o marketing digital é a mensuração de resultados porque é assim que a empresa fica sabendo o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.
Uma clínica de harmonização facial queixo precisa fazer uma boa gestão de conteúdo por que isso envolve análise de métricas essenciais para o sucesso da estratégia.
Por meio de ajustes constantes, fica mais fácil eliminar qualquer coisa que possa prejudicar os resultados, além de aproveitar melhor o que funciona corretamente. Ao fazer isso, a marca consegue trilhar um caminho de melhorias contínuas.
O gerenciamento é uma forma de ter uma estratégia de conteúdo muito bem documentada, ajuda a centralizar melhor o time de marketing e permite o uso de indicadores e métricas para medir a performance.
Isso acontece porque esses processos fazem parte da gestão de conteúdo e são fundamentais para que a organização alcance aquilo que deseja.
Uma franquia alimentação baixo investimento segue esse processo, assim como 69% das organizações bem-sucedidas porque documentam seus conteúdos. Além disso, 95% usam as métricas para medir sua performance.
Considerações finais
Criar conteúdo é algo muito importante para negócios de qualquer segmento de atuação, pois é assim que eles conseguem transmitir seu conhecimento sobre aquilo que fazem e vão conquistar a confiança dos consumidores.
Só que não basta simplesmente criar um texto e publicar no blog da marca, pois a estratégia depende de um bom planejamento e envolve a gestão de conteúdo.
Esse planejamento consegue otimizar a prática e traça todo o caminho que a organização deve seguir para ter sucesso com sua estratégia de conteúdo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.