Conteúdo Viral: saiba como criá-lo para o seu negócio

Conteúdo viral é um material rapidamente compartilhado e que consegue alcançar uma grande quantidade de pessoas por conta de elementos essenciais.

Quem está presente nas redes sociais ou usa aplicativos de mensagem sempre recebe algum tipo de conteúdo, mas quase ninguém se pergunta por que faz esse tipo de coisa.

Existem vários motivos que fazem uma pessoa compartilhar algum tipo de conteúdo com amigos e familiares no WhatsApp e em outras plataformas, e eles também aparecem quando uma marca investe em conteúdo viral.

São estratégias de marketing rapidamente compartilhadas e funcionam por meio de uma estrutura atual e que compensa muito a aplicação.

Não é novidade para ninguém que a internet trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas e até mesmo para o modo como as organizações trabalham. Uma prova disso é o marketing digital, que divulga produtos e serviços nas plataformas online.

A internet também ajuda a disseminar rapidamente as ações da marca, por isso, investir em marketing viral é uma forma de trabalhar com uma ação inteligente e que vai chegar rapidamente ao conhecimento das pessoas.

Para que se possa compreender um pouco mais essa prática, o artigo vai mostrar o que é conteúdo viral, a importância de investir nesse tipo de material e como criá-lo.

O que é conteúdo viral?

Conteúdo viral é algo que se espalha rapidamente e ganha proporções maiores, algo muito comum na internet porque os canais digitais ajudam a fazer uma disseminação em grande escala e de maneira simultânea, tudo isso em plataformas como:

  • WhatsApp;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Telegram.

Isso acontece porque as pessoas que usam a internet compartilham informações em diversos formatos. Por exemplo, uma promoção oferecida por uma franquia de assistência técnica pode ser em formato de vídeo, imagens, artigos, entre outros.

O que caracteriza o conteúdo viral é a quantidade de visualizações, compartilhamentos e curtidas, de acordo com a velocidade com que se popularizou e se espalhou.

Por se espalhar em grandes proporções, é fundamental para alavancar as vendas e trazer mais visibilidade para o negócio, sempre em um curto espaço de tempo.

Hoje em dia, marcas mundialmente famosas investem em estratégias de marketing viral porque ele é muito eficaz e traz benefícios para os negócios.

Por exemplo, ele consegue aumentar a popularidade da marca, atinge novos públicos, fideliza clientes atuais e faz com que pessoas e outras empresas se refiram ao negócio, por meio de seus materiais.

É uma estratégia que traz excelente custo benefício, visto que depois que o conteúdo viraliza, começa a ser compartilhado de maneira orgânica. Além do mais, é útil para negócios de todos os tamanhos.

Uma escola que oferece curso de comunicação pessoal, por exemplo, vai trabalhar com um material que ultrapassa as fronteiras geográficas e leva o nome do negócio junto com ela. 

Como se não bastasse isso, além disso, a companhia consegue se destacar em meio a outras informações digitais.

Hoje em dia, as redes sociais fazem parte da realidade das pessoas, mais do que isso, também fazem parte da realidade das empresas. Esses canais também não são usados apenas para se distrair, mas também como fontes de informação.

Existem muitas pessoas que trabalham com a internet e vivem dessa forma, o que mostra claramente que o futuro está no universo digital, assim sendo, os negócios também precisam se integrar e marcar presença na internet.

Importância dos conteúdos virais

Investir em marketing viral é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, ele consegue aumentar a popularidade da marca, pois a medida em que uma peça publicitária ou conteúdo se torna viral, mais cresce a popularidade de quem produz.

Isso só acontece se o público souber associar o conteúdo ao seu produtor, como resultado, as marcas vão conseguir impactar mais pessoas. Para elas, no entanto, é uma forma de conhecer mais os materiais e ofertas.

Um fornecedor de paredes divisórias deve conseguir mais engajamento, pois junto com a popularidade vem um número maior de interações dos produtores de conteúdo com o público-alvo.

Trata-se de um pressuposto que ajuda a engajar a audiência, pois se o público não se sentir recompensado e motivado pelo compartilhamento, a estratégia pode falhar.

Para um pequeno negócio, é uma maneira inteligente de se destacar frente aos concorrentes, principalmente no caso daqueles que atuam em mercados extremamente competitivos.

Quando a marca consegue visualizar o conteúdo, ocupa posição de destaque na mente das pessoas. O sucesso pode chegar para qualquer marca que souber aplicar a ação do jeito certo e isso acontece no momento da compra.

É justamente por isso que outro grande benefício que justifica a importância do marketing viral é o fato de que ajuda a impulsionar as vendas.

Um fabricante de pontes rolantes suspensas, ao se tornar mais popular, terá um público mais engajado e vai conseguir se diferenciar da concorrência, e ela traz todos os ingredientes necessários para atrair novos clientes.

O conteúdo viral não tem exatamente um tom comercial, mesmo assim, consegue despertar o interesse das pessoas.

Elas vão querer saber mais sobre a marca, suas ofertas, valores e conteúdos e sobre qualquer outra coisa que esteja conectada com a organização, consequentemente, a ação de compra acontece.

Como criar conteúdos virais?

Na verdade, não existe uma fórmula pronta para criar um conteúdo viral, uma vez que é praticamente impossível controlar de que maneira um material será compartilhado nos canais digitais.

O que a empresa pode fazer é trabalhar na maneira como o compartilhamento de texto acontece, otimizando para que os leitores sintam vontade de levar a mensagem para outras pessoas. Para isso, algumas dicas são:

Usar gatilhos mentais

Os gatilhos são expressões que causam algum efeito sobre os leitores, fazendo com que cumpram uma função designada pela empresa.

Os centros veterinários podem usar diversas opções para que o leitor tome uma decisão. Por exemplo, o tom de desafio ajuda a motivar a leitura e ainda incentivo compartilhamento com pessoas conhecidas.

Também é fundamental demonstrar autoridade na fala, visto que isso cria uma relação de confiança com o material e traz mais uma razão para que ele seja compartilhado.

Por fim, é fundamental criar um conteúdo com o qual o leitor consiga se reconhecer, sendo um material com alto potencial de compartilhamento.

Abordar temas relevantes

Além dos gatilhos mentais, outra dica que ajuda muito é criar temas relevantes para visualizar o conteúdo. Existem alguns assuntos que costumam ser abordados em certas épocas do ano, por exemplo, brinquedos na semana da criança.

Uma empresa terceirizada copeira pode criar conteúdos voltados para essas temáticas porque eles conseguem compartilhamentos instantâneos, afinal, ela está trabalhando com um tema que está em alta no momento.

Outra dica é aproveitar a fama de outras temáticas, como no caso dos memes e expressões que estão em alta na cultura pop. Inclusive, é possível usar os conteúdos externos para gerar link building, algo que ainda melhora o SEO da página.

Criar materiais úteis

O conteúdo viral nem sempre é útil, na verdade, ele pode ser apenas engraçado e é justamente por isso que acaba viralizando. Com base nisso, uma dica importante é produzir materiais úteis de alguma maneira para as pessoas.

Conforme já foi dito anteriormente, mesmo que seja apenas um ensinamento no fim do texto, não se deve deixar de oferecer um propósito para o material em si.

Quando o texto de uma empresa de limpeza de piso industrial tem um objetivo, pode ser compartilhado por indivíduos que querem dividir o aprendizado com outras pessoas.

O tipo de material que mais se destaca na busca por esse propósito são as listas que apresentam leitura simples e que podem se transformar em infográficos. Isso permite que o material seja sempre relevante e possa ser compartilhado diversas vezes.

Trabalhar apelo emocional

Se for possível, vale a pena investir em apelo emocional porque as pessoas costumam compartilhar materiais que trazem emoções diversas, principalmente incredulidade, só de raiva e indignação.

Mas é importante dizer que mesmo gerando muitos compartilhamentos, não são apenas as reações negativas que ajudam a construir conteúdos virais.

Um fabricante de caixa kraft grande pode trabalhar emoções boas, como esperança, calma, felicidade, alívio, entre outras. Embora sejam reações menos intensas, estimulam o compartilhamento nas redes sociais.

Considerações finais

Os canais digitais e a internet permitem que a marca consiga levar informações para uma quantidade maior de pessoas e em tempo recorde.

Qualquer ação que seja feita na internet vai conseguir impactar muito mais pessoas do que aquelas que são realizadas nos meios tradicionais. Ainda assim, é possível potencializar esses efeitos.

Por meio do marketing viral, a companhia consegue impactar um público mais amplo e ainda fazer com que essas pessoas compartilhem esse material, consequentemente, o alcance será muito maior e os resultados muito melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?