Marketing 4.0: saiba o que é, e como aplicá-lo no seu negócio

Marketing 4.0 é uma versão que combina o marketing tradicional e o marketing digital, e sua definição foi criada por Philip Kotler. Esse modelo tem como base a agilidade e a praticidade trazida pela tecnologia, internet e redes sociais.

Essa estratégia também engloba os consumidores mais exigentes, portanto, acompanha as tendências e as necessidades atuais do mercado.

O conceito surgiu porque a tecnologia permeia a sociedade e se transformou em algo necessário para conectar as empresas e os consumidores. Analisando a jornada de compra atual, em algum momento, o cliente passou pela internet.

As pessoas criaram o hábito de pesquisar informações no Google, nas redes sociais e em várias outras plataformas para saber mais sobre preços, opções de marcas ou até mesmo para comprar aquilo que precisam.

As ferramentas digitais estão presentes em nossa rotina, seja por meio de opiniões nas redes sociais, plataformas e-commerce e, pesquisas no Google, blogs com avaliações e assim por diante.

Essa é a realidade do consumidor moderno, e o marketing 4.0 atende a essas necessidades. Por isso, neste artigo, será apresentado seu conceito, a importância para as empresas e de que maneira implementá-lo.

O que é marketing 4.0?

Marketing 4.0 foi desenvolvido por Philip Kotler, um teórico de Administração Moderna e autor do livro “Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital”. De acordo com ele, essa versão do marketing representa a revolução digital vivida pelas empresas.

Antigamente, as marcas estavam acostumadas a investir em anúncios nos meios offline, tais como:

  • TV;
  • Rádio;
  • Jornal;
  • Revistas.

Esses e outros canais continuam importantes e fazendo parte do planejamento de marketing das empresas, mas por conta da transformação digital, outras estratégias de canais surgiram.

Quando o usuário precisa de alguma informação, por exemplo, sobre projeto ar condicionado central, pesquisa logo nos buscadores e esse comportamento é fruto de todas as mudanças trazidas pela internet e pela tecnologia.

A transformação digital faz parte do cotidiano das pessoas e com isso surgiu a necessidade de investir em uma nova abordagem de marketing.

Mas uma boa estratégia não consiste apenas em criar um perfil nas redes sociais ou enviar e-mails para os clientes, na verdade, trata-se de uma mudança profunda.

A transformação está mais relacionada com mudanças do estilo de vida do que com ferramentas. As organizações precisam entender a realidade em que estão inseridas antes mesmo de começar a investir em marketing digital.

Isso porque a conectividade mudou drasticamente a sociedade, e todas essas transformações geraram impactos nas companhias. Se o negócio quiser fazer parte da era digital, ele precisará de uma lógica de negócios inclusiva, social e horizontal.

Uma confecção de uniforme infantil escolar precisa entender os paradoxos da conectividade, sendo um deles a interação do online com o offline.

Mesmo que as pessoas estejam desenvolvendo relações na internet, a experiência física continua sendo muito valiosa, e é exatamente por isso que a maior tendência é uma convergência entre online e offline.

Ao mesmo tempo em que a conectividade traz opções de consumo, acaba dificultando as escolhas do consumidor, e as pessoas não têm tempo para a quantidade de estímulo que recebem das marcas.

O consumidor moderno decidiu dar atenção para aquilo que realmente é útil, independentemente de ser entretenimento, informação ou produtos e serviços.

Não se pode esquecer do paradoxo entre negativa e positiva, pois ao mesmo tempo em que a conectividade estimula os consumidores a expor em suas opiniões, podendo ser positivas ou negativas, sendo algo que foge do controle da marca.

Se a empresa receber uma avaliação ruim, precisa lidar com esse paradoxo, visto que opiniões negativas fazem os defensores da marca se manifestarem.

Todos esses elementos surgem como desafios para as empresas que investem em marketing 4.0, mas de qualquer forma, ele é muito importante para as organizações.

Importância do marketing 4.0

Ao investir nessa versão do marketing, uma empresa especializada em treinamento para motorista habilitado vai combinar a interação entre online e offline que acontece entre empresas e clientes.

No mercado atual, a interação digital não é suficiente, mesmo diante de uma realidade em que o online é cada vez mais comum e assume um papel importante na sociedade.

Mas a experiência física continua sendo importante e é justamente por isso que as estratégias omnichannel geram tanto valor para os consumidores. Portanto, tanto o online quanto o offline precisam trabalhar em conjunto.

Uma boa estratégia de marketing vai além do engajamento digital, e isso se deve à integração com os canais offline. A possibilidade de vincular o site com o espaço físico permite usar o marketing digital para alcançar os consumidores de várias maneiras.

Por meio da versão 4.0, uma empresa de programa de monitoramento remoto consegue quebrar a barreira existente entre os canais, e além de aumentar suas vendas, passa a fazer parte do cotidiano do consumidor.

Como resultado, consegue criar uma conexão emocional com as pessoas e conquistar fãs fiéis. Diante de um mercado concorrido e com tantas opções de produtos e serviços, sem dúvidas, esta é a melhor maneira de se destacar.

Mas assim como qualquer outra estratégia ou versão de marketing, para que possa funcionar é fundamental saber colocar em prática.

Como implementar o marketing 4.0

Depois de entender o conceito e a importância da versão mais atualizada de marketing, é necessário saber como colocá-la em prática. Algumas dicas para isso são:

Entender a influência das opiniões

Uma coisa é fato, na era da transformação digital, a marca não está totalmente sob controle da empresa e as opiniões dos outros influenciam muito nas decisões de compra.

As redes sociais e os blogs são canais que dão voz para as pessoas, e qualquer um pode publicar sua opinião e influenciar a decisão de outros clientes.

Por exemplo, depois de contratar o serviço de uma empresa de monitoramento 24 horas, o cliente vai expressar sua opinião, se assim desejar, para outras pessoas dentro e fora da internet.

Diante de tanta autonomia fica claro que são os consumidores que constroem a reputação das empresas. Quando alguém publica um comentário negativo, a organização não deve entrar em pânico.

É muito melhor assumir que ela é feita por pessoas e que as pessoas podem cometer erros, pois isso ajuda a humanizar a marca e a se redimir diante de uma falta. Em outras palavras, é possível minimizar os impactos das avaliações negativas.

A organização deve criar um manual para gerenciar crises de imagem e saber o que fazer em momentos de conflito. Também é interessante monitorar as menções negativas e positivas para avaliar como está a reputação.

Integrar o online e o offline

O consumidor vive entre o ambiente online e offline, mas mesmo estando conectado o tempo todo, ainda valoriza muito as experiências vividas no mundo físico.

Uma empresa de instalação de forro de gesso acartonado deve criar experiências completas, que possibilitem ao consumidor transitar entre o online e o offline.

Esse conceito é conhecido como omnichannel, pois integra as operações de vendas da empresa com diversos outros canais, sendo eles online ou offline.

Se o consumidor deseja pesquisar na internet e comprar pela loja física, consegue fazer isso tranquilamente e o contrário também acontece. Além disso, ele pode se comunicar com a marca por diferentes canais e receber a mesma qualidade de atendimento.

Investir em marketing de conteúdo

Por meio do marketing 4.0, uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos tem como desafio conquistar a atenção e a confiança de um público que está cada vez mais bem informado e ocupado.

Anúncios de 30 segundos na TV não fazem mais efeito e as pessoas nem mesmo querem esperar os comerciais para assistir seus programas favoritos. Não existe mais tempo para isso e a internet oferece outros conteúdos interessantes.

Para conquistar essas pessoas, nada melhor do que investir em marketing de conteúdo. A adoção dessa estratégia cresce continuamente e seus resultados são expressivos porque oferece informações relevantes e conquista a atenção das pessoas.

Os materiais produzidos por uma empresa especializada em jardinagem para condomínios precisam entregar algo de valor para os usuários, resolver suas dúvidas, despertar emoções, dentre outros efeitos.

Ao longo da jornada de compra, a organização vai conquistar a confiança dos consumidores, algo fundamental para superar uma relação meramente comercial.

Tendo em vista a quantidade de estímulos que as pessoas recebem todos os dias, nada mais eficaz do que criar laços fortes com elas.

Considerações finais

A internet trouxe muitas mudanças para a sociedade e isso inclui as empresas e a forma de consumo. O marketing digital surgiu para acompanhar a conectividade constante do público e modernizar a divulgação de produtos e serviços.

Mas para acompanhar o desenvolvimento constante da tecnologia e da sociedade em si, ele também evoluiu e trouxe sua versão 4.0. Implementá-la é indispensável para um negócio se posicionar no mercado e conquistar o público consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?