O que é Click Bait e quais são os riscos de utilizá-lo?

Chamar a atenção do público é essencial no mercado. Quanto mais pessoas se envolvem com uma marca ou com um conteúdo, maior é sua capacidade de vender. Por conta dessa afirmação, torna-se cada vez mais comum o uso de Click Bait para atingir este objetivo de uma forma ampla.

Apesar da alta popularidade desse tipo de estratégia, essa é uma abordagem bastante controversa. Boa parte do público possui uma certa resistência a esse tipo de manifestação. Contudo, ainda há uma variedade de empresas e produtores de conteúdo que se baseiam nisso.

Ou seja, apesar de toda a controvérsia, o uso do click bait ainda possui algum tipo de realização. Entender o que ele representa para o mercado precisa ir muito além de um juízo de valor. Afinal de contas, a busca de todos é pela atenção do cliente.

Desde os primórdios do mercado, as marcas estão em busca de meios para garantir um tipo de impacto em seus clientes. Qualificar essas abordagens comunicacionais pode ser central para qualquer tipo de mercado.

Estruturar algumas estratégias comunicacionais com base em apelos para o cliente é central no mercado. Contudo, é preciso tomar cuidado com o que pode soar enganoso. Esse tipo de postura pode manchar a reputação de uma marca.

Desta forma, a busca por um conteúdo envolvente, mas sem apelos que vão além do proposto, precisa ser considerada. Assim, torna-se mais honesta a relação entre a empresa e o cliente em todas as instâncias de atuação.

Quando o cliente está em busca de uma locação lavadora de piso, por vezes, essa busca precisa ter uma resposta bem estruturada pela empresa. Seja através de um conteúdo ou de outro tipo de abordagem, o cliente precisa entender a respeito daquele anúncio.

Essa clareza facilita na hora de estabelecer uma conexão qualificada e, além disso, a conversão passa a ter mais sentido. Seja como for, todos esses aspectos são centrais para o mercado digital nos dias de hoje.

Marketing digital e a busca pelo impacto

Em termos gerais, falar de impacto empresarial é falar sobre marketing. No entanto, no contexto digital, isso ganha ainda mais destaque. Isso porque há uma diversidade de novas ferramentas a serem estruturadas dentro desses processos.

Os impactos do marketing digital no mercado de consumo é central para todas essas perspectivas. A construção de um padrão de marca mais voltado para esse tipo de perspectiva pode ser essencial.

Ao buscar por uma divisória de vidro para quarto, o cliente está sob uma necessidade específica que o mercado precisa responder. É papel da empresa entender como qualificar sua aparição naquele contexto e, mais do que isso, estabelecer meios para impactar o público.

Por essa razão, quanto mais o tempo passa, mais elementos são consolidados no mercado. Das mídias sociais ao conteúdo em blog, todas essas instâncias precisam ser percebidas de uma forma bastante ampla.

As marcas sempre estão em busca de alguma forma de qualificar a comunicação com o cliente. Sustentar-se a partir de uma construção temática e editorial tende a fazer toda diferença na hora de lidar com esses padrões estratégicos.

Se o objetivo de uma clínica é atingir seu público a partir de uma pesquisa por veterinário 24 horas perto de mim, alguns desses pontos precisam ser considerados. Contudo, é preciso saber como se colocar de forma clara para o cliente.

Ou seja, o conteúdo precisa ser estabelecido dentro do universo de consumo daquelas pessoas e, mais do que isso, precisa ser relevante para um determinado tipo de mercado. Assim, torna-se mais simples a orientação de todos esses recursos.

O que é click bait?

Com base nessa demanda cada vez maior pelo envolvimento do público, as empresas sempre buscam algum tipo de recurso para se destacar no mundo digital. Um desses elementos podem ser considerados através do click bait.

Essa é uma técnica bastante utilizada, sobretudo em plataformas de vídeo e portais de notícias sobre celebridades. Isso tem a ver com o forte teor apelativo das manchetes e, portanto, há uma caça por clique dentro dessas dinâmicas.

Apesar de funcionar, essa é uma prática muito negativa no mercado. Quando um cliente ou público clicar em algum lugar, ele está em busca do prometido no título. O click bait rompe com essa expectativa e cria esse distanciamento.

Assim como uma clínica de transplante capilar nas entradas possui uma necessidade grande de lidar com a informação correta em sua campanha, todas as outras marcas precisam saber como fazer isso, também.

O click bait consegue elevar o tráfego de um site ou conteúdo, mas seu custo pode ser alto e, por isso mesmo, é preciso saber o que deve ser evitado e quais são os tipos mais comuns de click bait utilizados nos dias de hoje.

Tipos de click bait

Todo mundo já viu um click bait na internet. Essa é uma prática bastante comum e, por vezes, sedutora para atrair o click. Seja do ponto de vista da curiosidade da pessoa ou da busca por alguma informação, essa técnica consegue capturar bem o público.

Por conta da forte influência negativa utilizada, as pessoas já começaram a identificar o click bait em determinadas práticas. Elementos exagerados, títulos apelativos e outros aspectos podem trazer esse tipo de advertência à mente.

Por isso, se a ideia é anunciar uma caixa para tomada em perfilado 38×38, algumas atitudes precisam ser levadas em consideração para melhorar essa relação com o cliente. Evitar o click bait é o fator central.

Assim, alguns dos modelos mais comuns de click baits percebidos dentro da internet podem ser pensados com base nos seguintes elementos:

  • Promessas milagrosas;
  • Fotos exageradas;
  • Descontos irreais;
  • Apelo exacerbado à curiosidade.

É preciso entender como esses processos podem aparecer para as pessoas. Inclusive, alguns desses cliques podem atrair elementos maliciosos para os dispositivos das pessoas.

Riscos da utilização de click bait

A utilização de click bait pode ir se adaptando à percepção do público. Esse recurso não é mesmo utilizado no começo da internet e não terá a mesma forma daqui uns anos. A mudança da estratégia é central para conseguir atrair novas pessoas.

Assim como uma empresa recepcionista consegue se adaptar a qualidade de atendimento demandada por um mercado, essa técnica, também, busca algum tipo de adaptação.

O click bait pode aparecer de forma inofensiva. Isso leva as empresas a não reconhecerem ele como tal. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, o uso do click bait pode trazer alguns riscos importantes:

  • Redução de credibilidade;
  • Aumento de taxa de abandono;
  • Acusações no mundo digital;
  • Redução de cliques;
  • Aumento de rejeição.

Tudo na internet precisa ser milimetricamente calculado. Por essa razão, até mesmo os riscos do click bait precisam ser colocados na conta de uma empresa em busca de crescimento. Isso porque os impactos negativos podem ser bastante intensos.

Como evitar cair em click bait?

A autonomia de consumo no mundo digital é central para o mercado. As pessoas estão cada vez mais munidas de senso crítico para entender o que é bom ou não para elas.

Quando um cliente pesquisa por empresa que coloca drywall, muitas vezes, sua escolha estará sustentada em alguns critérios importantes. Há uma redução de incidência de riscos por conta disso é uma necessidade maior de adaptação das marcas.

Nesse sentido, é importante saber identificar os click baits, também. Afinal de contas, ao ver uma notícia com uma manchete muito chamativa, o primeiro impulso é clicar.

Desta forma, é preciso considerar todos os elementos já citados e investir em uma busca ativa pelas notícias. Assim, a incidência de acessos equivocados pode reduzir.

Como substituir o click bait?

Como é possível notar, qualquer perspectiva enganosa pode ser nociva para uma empresa. Por isso, é essencial entender quais são os meios para gerar impacto sem precisar apelar para o click bait.

Em termos gerais, uma estratégia bastante utilizada nos dias de hoje é o emocional bait. Sendo assim, não há mais aquela caça desenfreada pelo click, mas, sim, pelo envolvimento emocional do cliente.

Ao trazer um envolvimento mais voltado para esse tipo de dinâmica, uma clínica de terapia pode qualificar ainda mais seu impacto em seus pacientes. Construir isso pode trazer uma sensação de segurança dessas pessoas.

Além dessa estratégia, a produção de conteúdos relevantes já consegue lidar muito bem com essas demandas. Ou seja, não há necessidade do uso do click bait como elemento de atração de clientes.

Considerações finais

Desde o surgimento das primeiras estratégias de mercado, tornou-se bastante comum a presença de alguns pontos estratégicos para atrair clientes.

Com a chegada do mundo digital, isso ganhou ainda mais desdobramentos. Desta forma, é importante lidar com algumas perspectivas.

Em termos gerais, é preciso pensar no click bait como um elemento central para esse tipo de relação, mas que deve ser evitado ao máximo.

Para isso, há algumas estratégias importantes que devem ser consideradas. Assim, torna-se mais simples a elaboração de campanhas atrativas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?