O que é URL amigável e qual sua importância?

URL amigável é uma URL “amigável para o usuário”, ou seja, assume um formato fácil de ler e entender, tanto por parte das pessoas quanto por parte dos mecanismos de busca.

Diferentemente das URLs complexas e cheias de caracteres aleatórios, as amigáveis são descritivas e significativas, geralmente incorporando palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página.

Por exemplo, em uma página com um artigo sobre jardinagem, um bom exemplo de URL amigável seria “site.com/dicas-de-jardinagem”, em vez de “site.com/?p=54321”.

Além de melhorar a usabilidade e a experiência do usuário, essa prática também ajuda a compreender o conteúdo da página, beneficia as estratégias de SEO e ajuda os buscadores a entenderem o contexto e a relevância do conteúdo.

Como resultado, a organização consegue uma boa classificação nos resultados de pesquisa, melhora sua visibilidade e aumenta a acessibilidade do site por usuários que buscam informações relevantes.

Portanto, esse tipo de URL é indispensável para melhorar a experiência das pessoas e garantir que as estratégias de otimização tenham um bom desempenho.

Com base nesse conceito, este texto vai mostrar quais são as características de uma URL amigável, explicar a importância dessa prática, como fazer para criá-la e como verificar se o endereço é realmente amigável.

Características da URL amigável

As características de uma URL amigável são indispensáveis para a boa experiência do usuário e para melhorar ainda mais as estratégias de otimização para mecanismos de busca. Algumas das principais são:

  • Legibilidade;
  • Uso de palavras-chave;
  • Estrutura hierárquica;
  • Ausência de caracteres especiais;
  • Uso de hífen;
  • Tamanho moderado.

Um endereço de página amigável deve ser fácil de ler e de entender, ele deve apresentar característica descritiva, que reflete o conteúdo da página de maneira concisa e tem um significado.

Ao fazer isso dentro do seu site, uma clínica de estética especializada em peeling químico para estrias garante que os usuários compreendam do que se trata o conteúdo, antes mesmo de acessá-lo.

Elas também incorporam palavras-chave relevantes, que além de ajudarem a compreender o tema da página, também auxiliam os buscadores na compreensão do texto e relevância do conteúdo.

Isso é muito importante para que a marca consiga uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Esse tipo de endereço também apresenta uma estrutura hierárquica, que reflete a organização do site e a relação entre diferentes páginas.

Por exemplo, uma URL pode incluir subdiretórios para categorias e subcategorias de conteúdo, de modo a facilitar a navegação e a compreensão da estrutura do site.

Ela também evita o uso de caracteres especiais, como pontos de interrogação, hashtags, entre outros não alfanuméricos que dificultam a leitura e a interpretação. Também não usam códigos aleatórios, sendo mais descritivas e significativas.

Para separar as palavras em sua URL, uma clínica especializada em cirurgia de patela em cachorro deve usar hífens em vez de espaços ou underlines.

Essa mudança torna o endereço mais legível e ainda evita problemas de formatação que podem acontecer com as outras opções.

Mesmo não havendo um limite para o tamanho da URL, o ideal é manter uma extensão razoável, evitando endereços muito longos que sejam confusos ou difíceis de ler.

Importância da URL amigável

A importância da URL amigável se deve à sua capacidade de melhorar a experiência do usuário, a navegabilidade do site e a otimização para mecanismos de busca.

São endereços mais fáceis de ler, entender e memorizar por parte dos usuários, o que facilita a navegação e ajuda a criar uma experiência positiva.

A tática também facilita para os mecanismos de busca a compreenderem o conteúdo da página, o que melhora a classificação nos resultados de pesquisa.

Pelo fato de ser construída com palavras-chave relevantes, essa URL aumenta a visibilidade do site e atrai mais tráfego orgânico.

Assim sendo, pode-se dizer que ela é importante para melhorar a usabilidade, acessibilidade e eficácia das estratégias de SEO.

Também é com essa prática que uma clínica de endoscopia para cachorro vai ajudar os usuários a encontrarem o conteúdo desejado e melhorar a classificação do site nos resultados de pesquisa.

Como criar URL amigável?

Criar URL amigável é essencial para melhorar a experiência do usuário e otimizar as páginas para os mecanismos de busca.

A primeira dica para fazer isso é ser descritivo e significativo, ou seja, o endereço precisa refletir o conteúdo da página claramente.

O ideal é usar palavras-chave relevantes para descrever o tema ou o título da página, evitar códigos ou números aleatórios e optar por uma descrição fácil de entender e relevante para o visitante.

Para fazer com que ela seja mais legível e fácil de compreender, o melhor é usar hífens para separar as palavras. Além disso, é preciso lembrar que não se deve usar espaços ou underlines, pois podem causar problemas de formatação e dificultar a leitura.

Como falado anteriormente, um laboratório de exame toxicológico demissional não precisa se apegar a um limite para o comprimento da URL, entretanto, o ideal é que ela seja curta e concisa.

Quando o endereço é muito longo, acaba ficando confuso e difícil de ler, o que acaba por afetar a usabilidade e a memorização.

A empresa deve evitar o uso de caracteres especiais, acentos ou símbolos não alfanuméricos, pois eles também causam problemas de formatação e tornam o endereço menos legível. O ideal é que seja composto apenas por letras, números e hífens.

Se o site tiver uma estrutura hierárquica, é interessante usar subdiretórios de forma lógica para refletir a organização do conteúdo. Isso vai ajudar as pessoas a entenderem a relação entre as diferentes páginas, o que facilita a navegação interna.

Não se pode repetir palavras desnecessárias ou redundantes, pois o ideal é manter a URL sucinta e focada no conteúdo principal.

Por exemplo, uma pessoa que estava pesquisando sobre cirurgia de retirada de duplo J marcar terá mais facilidade para encontrar a URL da clínica que precisa porque não existem palavras irrelevantes que prejudicam a compreensão do tema.

Por fim, é recomendável usar apenas letras minúsculas dentro do endereço da página, visto que isso evita problemas de sensibilidade a letras maiúsculas e minúsculas em alguns servidores e sistemas operacionais.

Como verificar a URL?

Verificar se a URL amigável depende de vários aspectos que ajudam a melhorar a experiência do usuário, além de otimização eficaz para os mecanismos de busca.

O primeiro aspecto a ser considerado é a legibilidade, visto que o endereço deve ser fácil de ler e entender por parte dos visitantes. O endereço precisa ser descritivo e significativo, além de refletir o conteúdo de maneira concisa.

Se o material está falando sobre plotagem valor , então os termos relacionados ao assunto devem estar presentes no endereço da página. Além disso, deve-se observar se existem códigos ou números aleatórios, pois eles prejudicam a legibilidade.

Também é muito importante o uso de hífens para separar as palavras e descrever o conteúdo da página. Isso é muito importante para que os usuários e os buscadores compreendam o tema e a relevância que tem para os resultados de pesquisa.

Para sites com estrutura hierárquica, outro ponto importante é verificar se a URL segue uma organização lógica, usando subdiretórios para categorias e subcategorias de conteúdo.

Essa característica é muito importante para facilitar a navegação e para que os usuários possam compreender a estrutura do site.

A empresa deve se certificar de que o endereço de sua página não está usando caracteres especiais, acentos ou símbolos que não são alfanuméricos, pois eles dificultam a leitura e a interpretação pelos usuários e buscadores.

A URL do site de uma loja conserto celular é curta e concisa, portanto, esse é outro aspecto que precisa ser avaliado, pois endereços muito longos são confusos e difíceis de ler, o que prejudica a usabilidade da plataforma.

Lembrando que também é muito importante verificar se o endereço da página segue um padrão consistente e padronizado.

São diretrizes simples, mas muito importantes, para que as pessoas consigam compreender a estrutura do site e para que a navegação entre as páginas seja mais simples.

É um fabricante de etiqueta digital gondola precisa se atentar a todos esses pontos para identificar o que deve ser melhorado e garantir que seus visitantes tenham a melhor experiência.

Considerações finais

Endereços amigáveis são essenciais nas estratégias de otimização de mecanismos de busca e para melhorar a experiência dos visitantes.

Quando são descritivos, com um significado claro e fácil de serem lidos, eles aumentam a visibilidade da plataforma nos resultados de pesquisa e facilita a navegação para os usuários.

Eliminar caracteres especiais, usar hífen para separar palavras e manter uma estrutura hierárquica consistente são algumas práticas cruciais para uma URL amigável.

Como resultado, a empresa vai conseguir um ótimo posicionamento nos resultados de pesquisa e aumentar as visitas de usuários realmente interessados em seus conteúdos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Decisão de compra: como influenciar os consumidores

No processo de compra, os consumidores são influenciados por uma série de...

Ler mais15 de fevereiro de 2024

O que é Click Bait e quais são os riscos de utilizá-lo?

Chamar a atenção do público é essencial no mercado. Quanto...

Ler mais14 de fevereiro de 2024

O que é URL amigável e qual sua importância?

URL amigável é uma URL “amigável para o usuário”, ou seja,...

Ler mais9 de fevereiro de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?