Por que é importante fazer o estudo de mercado?

Estudo de mercado é uma ferramenta muito importante, mas que continua sendo subestimada por muitas empresas, principalmente no Brasil. Qualquer gestor que queira explorar as oportunidades e ameaças, precisa reconhecer a importância desse estudo.

O recurso ajuda a entender o mercado de atuação, incluindo todos os agentes dentro dele. É fundamental conhecer a profundidade do nicho de atuação para o sucesso da companhia, independentemente do objetivo que ela tenha.

Fazer esse estudo é necessário tanto para quem tem uma empresa quanto para quem trabalha em uma, inclusive, é necessário até mesmo para profissionais freelancer e pessoas que queiram abrir o próprio negócio.

Isso porque ele ajuda a compreender fatores quantitativos e qualitativos sobre o nicho em que se pretende atuar. É como se fosse um guia para definir estratégias empresariais que são mais eficientes para os negócios.

Além do mais, é algo necessário para as campanhas de marketing e ações publicitárias. Com ele, fica muito mais fácil ter uma visão da totalidade do nicho e criar estratégias eficientes para o crescimento sustentável do negócio.

Para entender mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar o que é estudo de mercado, os tipos de estudo, como fazer e explicar a importância da ferramenta.

O que é estudo de mercado

Estudo de mercado é uma pesquisa que ajuda a coletar dados importantes sobre um nicho de atuação, tanto de fatores quantitativos quanto qualitativos. Por meio dele, é possível compreender aspectos como:

  • Público-alvo;
  • Comportamento de compra;
  • Concorrentes;
  • Tendências.

Também ajuda a saber quais são as ameaças e oportunidades, trazendo uma visão completa sobre o nicho, orientando as decisões.

Para uma prestadora de serviços terceirizados de manutenção predial, quanto melhor conhecer o segmento de mercado, melhor será a qualidade das estratégias. Dessa forma, tudo fica mais assertivo e eficiente.

Tipos de estudo de mercado

Existem diversos tipos de estudos de mercado que podem ser escolhidos pelas empresas. Um deles é a pesquisa exploratória, que traz um estudo para descobrir tendências e movimentos do mercado e dos consumidores.

Também existe um estudo experimental, por meio de experimentos práticos que mostram esferas internas da corporação, como é o comportamento do consumidor e de que forma a companhia interage com os concorrentes.

Além disso, é possível fazer um estudo descritivo para descrever detalhadamente determinado contexto, agente ou situação.

De que modo fazer um estudo de mercado?

Para fazer um bom estudo de mercado, é necessário seguir algumas práticas que vão trazer as informações que a empresa precisa. São elas:

Definir as perguntas

A primeira coisa que precisa ser feita é determinar a razão pela qual o estudo será realizado. Uma fábrica de camisetas lisas pode realizá-los para determinar a viabilidade de um produto, identificar suas oportunidades, e assim por diante.

Também é necessário definir as perguntas que serão realizadas, visto que elas vão dar o direcionamento da pesquisa e impactar a análise, bem como a conclusão dos resultados.

Identificar o público-alvo

Conhecer o público-alvo é fundamental para elaborar estratégias de marketing e vendas, e ao conhecê-lo, o negócio compreende onde essas pessoas moram, o que gostam ou não de fazer, o atendimento que preferem, entre outros aspectos.

A companhia pode fazer uma segmentação geográfica, demográfica, psicográfica ou comportamental, e com base nessas informações criar sua persona, um personagem semi fictício que representa seu cliente ideal.

Conhecer os concorrentes e suas ações

O terceiro passo da pesquisa de mercado é identificar outras empresas que oferecem as mesmas soluções, uma estratégia conhecida como benchmarking.

Por meio desta pesquisa, o negócio consegue compreender como os concorrentes trabalham, quais são seus pontos positivos e negativos, os canais que usam para atender os clientes, a margem de lucro de seus produtos, entre outras questões.

Desenvolver técnicas para as informações

Para obter todas as informações necessárias e responder perguntas previamente definidas, primeiro é necessário selecionar as técnicas de pesquisa mais relevantes para o objetivo, podendo ser qualitativas ou quantitativas.

Se uma empresa de rastreamento de frota via satélite optar pelas técnicas qualitativas, vai se preocupar com o significado e não apenas com os números, podendo encontrar opiniões, atitudes e motivações dos consumidores.

As técnicas mais usadas em uma pesquisa qualitativa são discussão de grupo e entrevista pessoal.

Mas também é possível fazer pesquisas quantitativas para obter dados que serão submetidos a tratamentos estatísticos, e para isso é necessário utilizar formulários e questionários.

Coletar e analisar as informações

A coleta de informações pode ser realizada por meio de buscas na internet, entrando em contato com entidades governamentais e com o público, ou até mesmo visitando empresas concorrentes.

Depois de recolher todas as informações, elas precisam ser organizadas para que seja feita uma análise de resultados e a elaboração das conclusões do estudo.

Incluir no plano de negócios

Depois de fazer sua pesquisa de mercado, um fabricante de caneca personalizada para empresa precisa incluir os resultados do estudo de mercado dentro de seu plano de negócios.

Isso vai ajudar a saber quais são os melhores setores e nichos para investir, quais são as falhas atuais do mercado de atuação, onde existem oportunidades e como a concorrência funciona.

Todas essas informações precisam ser usadas para elaborar o plano de negócios e ter uma visão mais completa sobre o empreendimento.

É por isso que existem diferentes tipos de pesquisa de mercado para que a companhia escolha o mais adequado, algo que vai depender muito das perguntas que deseja responder e da demanda do negócio.

Mas para que o estudo de mercado seja realmente eficiente, primeiro é fundamental definir as perguntas, identificar o público e verificar quais são os concorrentes e suas principais ações.

Ao final da pesquisa, uma empresa de instalação de tela protetora para piscina precisa analisar os dados obtidos e incluí-los em seu plano de negócios.

Importância do estudo de mercado

Fazer um estudo de mercado é importante por diversas razões. Em primeiro lugar, é por meio dele que a organização vai conhecer seu próprio posicionamento.

Gestores e empreendedores precisam saber como a companhia está posicionada em relação aos concorrentes e clientes, sendo uma informação preciosa.

Compreender essa posição ajuda a alcançar bons rankings em relação ao volume de vendas, imaginário dos consumidores, preferências do público, recursos tecnológicos utilizados e qualidade das soluções.

Isso pode ser segmentado por produto, tipo de consumidor, região, entre outras possibilidades. Qualquer plano estratégico ou planejamento de marketing que seja realizado sem um estudo de mercado pode apresentar vários erros.

Para uma empresa de remoção de entulho ensacado, essa informação também é importante para verificar o nível de satisfação dos clientes.

É necessário avaliar a qualidade dos produtos e serviços junto dos consumidores, assim como compreender o quanto eles estão satisfeitos com o atendimento prestado.

A corporação também precisa de análises internas, auditorias periódicas e testes com amostras de pessoas. Mas mesmo com todos esses recursos, a melhor fonte de informações é a opinião dos consumidores.

Ouvir o que as pessoas têm a dizer ajuda a compreender se o público está percebendo o que a marca oferece de maneira positiva. Ele poderá rever seus produtos e garantir que eles estejam adequados ao que as pessoas procuram.

Um bom estudo de mercado considera o que é ofertado e quais são as demandas dos consumidores. Tendo isso em vista, não se deve apenas fazer perguntas objetivas sobre aquilo que já existe, mas explorar os desejos e necessidades não atendidos.

Depois que uma oficina de revisão automotiva completa filtra todos esses dados e faz a devida análise, começa a conhecer novas possibilidades.

O negócio vai identificar demandas por novos produtos, disponibilidade orçamentária e formas de atendimento.

Por fim, o estudo de mercado também é importante porque ajuda a observar os concorrentes, uma vez que é fundamental comparar as soluções do negócio com aquilo que a concorrência oferece.

Toda empresa precisa saber qual é o preço praticado por quem concorre com ela, a qualidade do atendimento oferecido e o quanto eles conseguem produzir.

Para um fornecedor de doces sob encomenda, observar os concorrentes é uma forma de saber os caminhos que o segmento está tomando, além de facilitar o planejamento de estratégias e sua realização.

Considerações finais

Assim como é impossível chegar em algum lugar sem saber o caminho, nenhum negócio consegue crescer se não souber como é o mercado ao qual está inserido.

É fundamental fazer um estudo para compreender esse ambiente e tudo o que o cerca, assim, a organização terá mais facilidade para planejar suas estratégias de marketing e vendas, e até mesmo melhorar seus produtos e serviços.

Seguindo os passos mostrados ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil conhecer o mercado de atuação e obter todos os benefícios que esse estudo oferece.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?