Relatório de marketing: saiba o que é e como criar

O relatório de marketing é um documento que reúne dados de diferentes fontes sobre o marketing, funcionando como uma ferramenta de gestão muito importante porque traz todas as informações necessárias para as tomadas de decisão.

Ele funciona como a imagem de uma companhia e ajuda a responder questões específicas. É possível saber se a campanha funcionou dentro de determinado período, como aprovar o orçamento, o que não está funcionando e outras ações importantes.

É uma forma que o departamento de marketing e outros interessados têm para saber qual é a melhor direção para divulgar os produtos e serviços oferecidos pela marca. Só que mesmo sendo um documento importante, muitos gestores têm dúvidas sobre ele.

Para que as estratégias de divulgação realmente tragam resultados satisfatórios, a empresa precisa acompanhar essas práticas, identificar seu funcionamento, quais são os problemas que apresenta e como solucioná-los.

Em outras palavras, o marketing só funciona se for devidamente acompanhado. Por isso, é necessário compreender um pouco mais sobre o relatório que traz todas essas informações.

Assim sendo, se torna necessário entender o conceito de relatório de marketing, qual é a sua importância e como desenvolvê-lo.

O que é relatório de marketing?

Relatório de marketing é um conjunto de informações provenientes de diversas fontes que mostra a performance das ações do negócio. Entre as informações presentes nele estão:

  • Resultados esperados;
  • Metas;
  • Promoções;
  • Estratégias.

Também é interessante incluir pesquisas de mercado e campanhas de publicidade e e-mail. Um bom relatório de marketing traz todas as informações necessárias para tomar uma boa decisão, algo que exige menos dados.

Isso significa que as empresas terceirizadas de alimentação coletiva não precisam incluir absolutamente tudo neste relatório, mas antes de começar a elaborá-lo, primeiro é necessário determinar seu propósito.

A empresa precisa saber o que deseja obter com esse documento, visto que as informações incluídas vão trazer forma para a estratégia de marketing. Com base nisso, é necessário considerar as métricas relacionadas ao sucesso da empresa.

Se o relatório de marketing não tiver um propósito, torna-se apenas um conjunto de números sem fundamento. Além do mais, existem diversas razões para elaborar esse documento, visto que ele justifica as despesas de marketing.

Também defende um orçamento maior para as práticas, mostra quais canais funcionam, explora a distribuição de recursos para as estratégias e encontra lacunas no planejamento.

Existe um limite que precisa ser respeitado, por isso, a empresa deve oferecer informações fáceis de digerir que serão usadas na estratégia atual.

Importância do relatório de marketing

Os relatórios de marketing contribuem com avaliações e insights não apenas para os profissionais da área, mas também para outros setores da empresa.

Esse documento mostra dados de desempenho de ações passadas ou que estão em andamento, sempre projetando o futuro e com o propósito de melhorar as próximas estratégias.

Ele serve para acompanhar os resultados e pode ser elaborado ao longo do andamento de projetos ou quando uma campanha de marketing termina, por exemplo, quando uma ação de Natal chega ao fim.

Uma empresa de reparo de impressora pode identificar ações que estão trazendo os resultados esperados, quais delas precisam ser ajustadas e ainda considerar metas e indicadores no planejamento estratégico.

É uma forma de orientar os esforços da equipe e melhorar os resultados. Outro aspecto que pode ser identificado são os melhores canais para as estratégias de marketing, assim, a companhia consegue aumentar suas conversões.

A definição de melhorias vai depender dos objetivos do que está sendo buscado, mas o propósito do relatório é evidenciar quais são os métodos mais eficientes para isso.

O documento também traz informações sobre a audiência do marketing, mostrando quem são as pessoas que acompanham o perfil da marca nas redes sociais, quem acessa o site institucional e o blog e aqueles que recebem os e-mails.

Para um fabricante de película para janela, essas informações são muito importantes porque ajudam a conhecer o perfil dos usuários e de que maneira essas pessoas se comportam.

Com base nesses dados, fica mais fácil monitorar o perfil da audiência, conhecer o público e criar uma persona compatível com a realidade. É uma forma de criar estratégias e conteúdos eficientes e conectados com o perfil da persona.

O relatório também é uma ferramenta poderosa para melhorar o relacionamento com os clientes, algo que evidencia a eficácia do marketing e o retorno das estratégias.

Os profissionais conseguem mostrar o valor de seu trabalho por meio de informações simples e objetivas, sem a necessidade de incluir números e gráficos complicados, facilitando a compreensão.

Só que além de comprovar a eficácia das estratégias, o relatório também justifica os investimentos na área. A empresa compreende que o marketing não é um centro de custos, mas que é fundamental para fazer o negócio crescer.

Como criar um relatório de marketing

Para aproveitar todos os benefícios desse relatório, uma autoescola especializada em CNH especial para moto precisa saber como criá-lo. Algumas dicas para isso são:

Escolher boas métricas

Quando se trata de marketing digital, praticamente tudo pode ser mensurado, como a origem do tráfego, quantas pessoas abriram o e-mail, entre outras possibilidades.

Para saber se o trabalho da equipe está trazendo os resultados esperados, é fundamental analisar os dados das estratégias e compará-las a períodos anteriores e isso envolve o uso das métricas certas.

Uma delas é o custo de aquisição de clientes (CAC), responsável por mostrar o quanto a empresa está gastando para conseguir um cliente novo.

Outra métrica muito importante é o custo por lead (CPL), que indica o gasto necessário para transformar o usuário em potencial cliente.

Uma empresa também precisa saber qual é o seu lifetime value (LTV), assim, um negócio especializado em fechamento de áreas externas com vidro saberá qual é o tempo de permanência do cliente com ela.

Por fim, outra métrica essencial é o retorno sobre os investimentos (ROI), responsável por mostrar o quanto a empresa vai lucrar, a partir de seu investimento.

Definir um intervalo de tempo

Enquanto estiver fazendo o relatório de marketing, é fundamental determinar a periodicidade necessária para mostrar a evolução das estratégias. Isso estabelece uma linha do tempo, compara períodos anteriores e ajuda a prever resultados futuros.

A organização deve escolher um intervalo de tempo para que as variações fiquem mais claras e prazos curtos podem não apresentar mudanças consideráveis, algo que pode não trazer uma boa impressão.

Por outro lado, também não é bom trabalhar com períodos muito longos porque isso atrasa a correção de rumos e adia as mudanças estratégicas, transmitindo a impressão de que não houve avanço.

Detalhar os trabalhos

A equipe de marketing de uma oficina mecânica honda deve produzir relatórios para apresentar um panorama geral do que foi alcançado com as últimas práticas.

É necessário detalhar as frentes de trabalho utilizadas pela equipe e de que maneira cada uma contribuiu. É fundamental detalhar os trabalhos para mostrar qual é a contribuição para a estratégia como um todo.

Usar as ferramentas certas

Ao elaborar um relatório de marketing, é fundamental saber escolher boas métricas, mas muitos gestores não sabem de onde tirar essas informações e como acompanhá-las.

Um fabricante de equipamentos para fachada luminoso para comércio pode usar algumas ferramentas que ajudam a acompanhar as principais estratégias da marca e seus resultados.

Elas também geram relatórios e gráficos automaticamente, como no caso do Google Analytics. Essa ferramenta já é de grande ajuda para as empresas, mas o ideal é investir em soluções completas e capazes de se adequar às necessidades do negócio.

Incluir elementos importantes

Existem alguns elementos fundamentais que não podem faltar no relatório de marketing e entre eles está a apresentação. Nela, é necessário incluir uma introdução sobre o que será apresentado, de modo a situar o leitor sobre projetos e campanhas.

Também é muito importante falar quais foram as metas definidas e quais foram alcançadas. É interessante mostrar dados sobre a audiência dos canais usados, quais foram esses canais incluir gráficos para facilitar a visualização das informações.

A equipe de marketing de uma loja de acessorios para piscina pode incluir apenas textos, mas por meio dos gráficos proporciona uma visualização melhor acerca das informações.

Considerações finais

Existem diferentes tipos de relatórios de marketing e todos eles ajudam a entender como as estratégias estão ajudando as empresas a alcançarem seus objetivos, no que diz respeito à divulgação de produtos, serviços e a própria marca.

A equipe precisa elaborar esse documento para mostrar aos gestores todas as informações necessárias sobre as ações, necessidade de orçamento, o que deve ser mudado, entre outros dados imprescindíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?