Saiba como fazer uma análise de mercado

A análise de mercado é um recurso usado para levantar dados e informações sobre o segmento de atuação em que uma empresa está inserida ou que pretende entrar.

Ela traz um diagnóstico que verifica as necessidades dos consumidores, quem são os concorrentes do negócio, como eles atuam e se o produto ou serviço comercializado é realmente viável.

É uma parte muito importante do plano de negócios e precisa vir antes do planejamento estratégico. Seu objetivo é evitar o fracasso da organização que está iniciando suas atividades ou daquelas que estão lançando novas soluções.

Também é muito usado por companhias que pretendem mudar seu foco de atuação, e ele é tão importante que um estudo realizado pela CB Insights mostrou que 42% das empresas que vão à falência não atenderam às necessidades do mercado.

É algo que acontece quando o empreendedor considera que sua solução é perfeita, mas na verdade não é vista como necessária pelo público, ou seja, não existe demanda.

Para aproveitar todos os benefícios que a análise de mercado pode trazer para os negócios, este artigo vai explicar seu conceito, a importância de colocá-la em prática e como fazer isso.

O que é análise de mercado

Análise de mercado é um estudo que mostra as diferentes percepções, informações e dados sobre o segmento de atuação de uma empresa no mercado em que está inserida ou naquele em que pretende atuar.

O processo deve ser realizado por organizações que estão iniciando suas atividades, aquelas que pretendem lançar produtos e serviços ou as companhias que querem mudar seu modelo de atuação.

Por meio desse levantamento, uma empresa de manutenção em pc e notebook consegue identificar as características de seu segmento, entender como ele está atualmente e quais são suas tendências.

O diagnóstico deve ser realizado antes do lançamento de uma solução ou da abertura do negócio. Ele mostra se a ideia é realmente viável e se existe demanda pela solução que será ofertada no mercado.

Também ajuda a verificar as necessidades dos clientes e se elas são compatíveis com a proposta da marca, se existe nicho para a solução, além de identificar concorrentes e o modo como atuam e suas estratégias.

O estudo deve averiguar o potencial de implementação e a aceitação da proposta no mercado em curto, médio e longo prazos, além de ajudar a constatar se o mercado é realmente atrativo e interessante para o negócio.

Importância da análise de mercado

Fazer a análise de mercado é importante por diversas razões, visto que ajuda a desenvolver o negócio e a elaborar estratégias completas para seu sucesso. Também traz muitos outros benefícios, como:

  • Visão realista do mercado;
  • Identifica percepções atuais e futuras;
  • Ajuda a conhecer o público;
  • Compreende a atuação de fornecedores;
  • Embasa as tomadas de decisões.

Quando uma pessoa monta uma empresa, pensa em todos os aspectos relacionados a ela, desde a estrutura do estabelecimento com projeto elétrico comercial até as estratégias de marketing.

Os empreendedores também se baseiam na experiência que possuem de determinado segmento, mas para que o negócio seja um verdadeiro sucesso, precisa considerar dados reais do setor.

A análise de mercado ajuda a construir companhias com bases sólidas, uma vez que oferece visão realista sobre o mercado e sua situação no momento. O empreendedor não se baseia em achismos e passa a ter entendimento concreto.

A metodologia identifica o que está acontecendo no segmento, quais são suas tendências e as expectativas para o futuro.

O e-commerce, por exemplo, avançou significativamente nos últimos anos, mas antes de criar um site de vendas, o empreendedor precisa se certificar de que esse mercado vai continuar crescendo.

Responder a essa e a outras perguntas ajuda a fazer uma boa análise e a estruturar um negócio que realmente tem chances de crescer.

Tanto para uma autoescola de reabilitação carteira de motorista que atua a um tempo no mercado quanto para outra que está iniciando agora, usar essa análise é conhecer profundamente as necessidades do público.

Esse tipo de estudo mostra quais são os produtos e serviços que atendem às expectativas das pessoas, compreende seus hábitos de consumo, faixa etária, estilo de vida, entre outras características.

Os fornecedores exercem um papel muito importante no funcionamento das empresas, por essa razão, é necessário estudar os possíveis parceiros, como é sua atuação no mercado e as opções que trazem para os clientes.

A análise e pesquisa de mercado identifica pontos fundamentais, ajuda a encontrar boas oportunidades e isso melhora as estruturas para a sustentação do negócio.

Por fim, a análise de mercado traz mais respaldo para as tomadas de decisões, visto que se basear apenas naquilo que parece ser mais adequado pode comprometer as chances de sucesso da empresa.

Um fabricante de revestimento de inox para parede deve adotar as estratégias certas para fortalecer sua imagem e melhorar ainda mais o relacionamento com clientes atuais e futuros clientes.

Como fazer análise de mercado

Para fazer uma boa coleta das informações referentes ao mercado de atuação, é necessário reunir dados de diferentes fatores relacionados ao negócio. Para isso, é necessário trabalhar o seguinte passo a passo:

Estruturar a análise de mercado

A análise de mercado deve considerar o cenário geral do mercado, o perfil dos consumidores, os fornecedores e os concorrentes. Para analisá-los, é possível fazer um estudo primário ou secundário.

A pesquisa primária é voltada para um projeto ou empreendimento e a coleta de informações ajuda a estudar seus pontos importantes. Por essa razão, a técnica mais usada costuma ser entrevistas, questionários e grupos focais.

A pesquisa secundária é mais abrangente e não é voltada especificamente para uma única empresa. Costuma ser disponibilizada por órgãos governamentais ou associações, tais como pesquisas do IBGE, ibope, Datafolha, entre outras.

Compreender o cenário geral

Uma autoescola especializada em renovação de cnh simplificada precisa conhecer o cenário geral do segmento em que atua. Para isso, precisa levantar informações abrangentes sobre a empresa, como o tamanho de mercado e impacto no cenário econômico.

Os levantamentos podem ser feitos por meio de pesquisas em jornais, relatórios sobre a área de atuação e até mesmo durante conversas com outros profissionais.

Essa etapa é muito importante para conhecer os desafios do segmento e ainda traz a possibilidade de realizar investimentos assertivos e evitar crises econômicas.

Conhecer os consumidores

Depois de conhecer melhor o mercado e os desafios que ele traz, é necessário saber quem são as pessoas que vão consumir as soluções.

Saber quem são os clientes é imprescindível para o sucesso do negócio, visto que a companhia tem mais compreensão sobre suas preferências e com isso pode personalizar seus produtos e serviços e conquistar clientes fiéis.

Para compreender seu público, um fabricante de estação de trabalho 3 lugares deve fazer uma pesquisa com as pessoas para saber informações gerais, como idade, gênero e condições socioeconômicas.

É necessário fazer um levantamento sobre os hábitos de consumo, por que eles compram determinado produto, por que deixam de comprar com outra marca e o que valorizam na hora de adquirir uma solução.

Perguntas relacionadas aos consumidores variam de acordo com o segmento do negócio, visto que em alguns casos é necessário focar mais em algumas perguntas do que em outras.

Saber quem são os fornecedores

Outro elemento muito importante para o funcionamento de uma empresa de impressão digital em camisetas de algodão são seus fornecedores. É necessário conhecer diferentes pontos sobre eles, como qualidade da entrega e cumprimento de prazos.

Ao fazer uma pesquisa detalhada sobre quem fornece os materiais da organização fica mais fácil comparar preços e permitir e alcançar a redução de custos.

O gestor precisa se certificar de que o fornecedor entrega as mercadorias nos prazos estabelecidos, que o padrão de qualidade da entrega é consistente e se ele cobra um preço compatível com o serviço oferecido.

Conhecer os concorrentes

Por fim, uma empresa de aluguel de cafeteira profissional deve conhecer sua concorrência, aprofundando-se em métodos adotados por outras organizações é assim entender técnicas efetivas que podem ser replicadas.

Os competidores devem ser um ponto de comparação para avaliar o desempenho do negócio, mas é necessário saber as ações realizadas por eles e se elas são benéficas para a empresa, os erros cometidos e como podem ser evitados.

É necessário avaliar se os preços são competitivos em relação aos deles e se a qualidade do produto ou serviço também é competitiva.

Considerações finais

Fazer a análise de mercado é indispensável para ter um panorama completo sobre o segmento do negócio. É uma ferramenta que diz muito sobre os clientes, fornecedores, concorrentes e sobre a própria empresa.

Conhecer esses aspectos é crucial para criar uma organização com potencial de crescimento e capaz de atender às demandas e necessidades dos consumidores.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Decisão de compra: como influenciar os consumidores

No processo de compra, os consumidores são influenciados por uma série de...

Ler mais15 de fevereiro de 2024

O que é Click Bait e quais são os riscos de utilizá-lo?

Chamar a atenção do público é essencial no mercado. Quanto...

Ler mais14 de fevereiro de 2024

O que é URL amigável e qual sua importância?

URL amigável é uma URL “amigável para o usuário”, ou seja,...

Ler mais9 de fevereiro de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?