10 dicas de Inbound Marketing para utilizar no seu negócio

A publicidade online ganha cada vez mais espaço entre as empresas que percebem a importância do uso da tecnologia e da internet, e estratégias como o inbound marketing se tornam meios eficazes de se aproximar dos consumidores.

O marketing digital é considerado a espinha dorsal dos mais diversos negócios, nos mais diferentes segmentos, atendendo tanto públicos B2B (Business To Business), quanto B2C (Business To Consumer).

Das marcas mais tradicionais às novidades do comércio eletrônico, ou e-commerce, a tecnologia vem abrindo um caminho amplo para empreendedores que querem fazer uma divulgação focada na criatividade. 

As mais variadas técnicas são aplicadas para chamar a atenção do consumidor moderno, e o inbound marketing realmente se destaca para divulgar serviços e produtos diversos, de adjuvantes agrícolas a serviços em geral. 

O marketing digital amplia as oportunidades de compra por parte dos consumidores, que são atraídos para um produto ou serviço de forma orgânica, a partir de dúvidas, interesses, pesquisas e conteúdos. 

Ou seja, sem que seja necessário forçar uma tomada de decisão de compra nos primeiros contatos.

Como funciona uma ação de inbound marketing?

Para entender melhor como o inbound marketing funciona, é preciso entender a jornada do comprador.

A partir de 3 estágios principais, a jornada do comprador segue por fases distintas para atrair o cliente, até o momento de levá-lo à conclusão da compra.

A primeira etapa é a fase da conscientização, onde o comprador identifica um problema – conhecendo a marca, suas potenciais dores e adentra o funil.

O segundo estágio é a fase da consideração, em que o comprador define o problema e encontra uma solução.

Por fim, ele se direciona para o estágio final, que é a tomada de decisão de compra. Assim, se ele determina que precisa de spray drying para uso em uma linha de produção, concluirá a ação junto a empresa com a qual se relacionou no processo e na qual confia.

O inbound marketing se insere nessa jornada de compra a partir de um método que pode ser identificado em momentos oportunos para a empresa, sendo eles:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção, ou encantamento. 

Ou seja, há a integração entre os funis da empresa e de seus objetivos, e da jornada identificada para o relacionamento com o cliente.

Assim, para esclarecer, o inbound marketing trata de um método que envolve esse relacionamento, desde atrair até o momento de encantar o público, e assim criar confiança a partir da oferta de conteúdo útil e valioso. 

Dessa forma, é preciso entender o público-alvo, o que demanda a criação de uma buyer persona, ou persona do comprador.

Identificação da persona de comprador

Antes de comercializar, é preciso entender o seu público-alvo, e isso é possível a partir da análises da audiência e criação da persona do comprador.

Esse processo permite que você atenda o cliente mais adequado para sua empresa de aparelho de endoscopia, assim como identifique os melhores produtos e serviços que podem ser oferecidos ao mercado consumidor. 

Para isso, determinados fatores devem ser considerados, como:

  • Dados demográficos,
  • Estilo de vida;
  • Fontes de informação;
  • Medos e anseios;
  • Objetivos;
  • Perfil de personalidade.

Entre tantas outras informações é possível entender a persona do comprador para sua empresa, facilitando a identificação, segmentação e nutrição dos clientes ativos e em potencial.

Para tornar o perfil ainda mais real e qualificado, a persona pode receber dados como nome, local em que vive, profissão, e até mesmo aparência, por meio de bancos digitais. 

Tudo isso para incorporar, como uma alternativa, abordagens ao longo da jornada de comprador. 

As 4 etapas do inbound marketing podem ajudar a direcionar esse público, bem como a produzir um conteúdo informativo e valioso mas adequado para cada estágio, o que também ajuda na construção de DA (Domain Authority), ou autoridade da marca no meio digital. 

Assim, fica mais fácil atrair o público-alvo, que pode se utilizar de SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca, e do marketing de rede social.

Tudo para o cliente em potencial receber o conteúdo certo, no canal e lugar mais apropriado e no momento que melhor convém. 

Isso leva às 10 dicas de inbound marketing que podem ser aplicadas no seu negócio. 

  1. Atraia clientes com inbound marketing

Você pode analisar como está atraindo as pessoas para interagir com a sua empresa de artefatos de cimento, sua marca de roupas ou mesmo se divulga um negócio de terceirização de serviços que administra.

Vale identificar se o conteúdo fornecido oferece valor ao público e se ele está disponível no canal mais adequado. 

Pense em todo o conteúdo disponível no site da empresa, em blogs, nas redes sociais, entre outras ferramentas de mídia, e analise se o material produzido é eficaz quando se trata de gerar engajamento com a marca. 

  1. Use a otimização do motor de busca orgânica

A prática de SEO permite identificar a classificação da sua empresa nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, as páginas de resultados do motor de busca, e como está em relação aos concorrentes. 

O conteúdo disponível deve oferecer valor para que seu público possa encontrá-lo, ou seja, deve ser projetado para responder a dúvidas e fornecer informações, com o emprego de palavras-chave que otimizam as páginas de forma orgânica. 

  1. Faça a conversão após captação de leads

Todo o processo de captação de leads deve funcionar de maneira plena. Isso vale para blogs, redes sociais e buscadores que direcionam seus negócios de câmara fria para terceiros, e assim por diante

Uma campanha de e-mail marketing, ou uma landing page enxuta podem ser fundamentais para o inbound marketing e a conversão de leads.

  1. Disponha CTAs definidas e claras

Por vezes, muito conteúdo informativo pode reduzir o foco dos usuários de internet e, sendo assim, é preciso empregar CTAs (Call To Action), as chamadas para ação, para que o visitante possa seguir na jornada de compra. 

  1. Nutra em todas as etapas da jornada

A partir do momento que os clientes em potencial, já formalizados e embaixadores se envolvem com sua marca, é preciso saber nutri-lo e entender o que acontece a seguir. 

A gestão de um banco de dados central via CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, permite visualizar cada interação de um indivíduo junto à organização, com monitoramento cuidadoso.

Importante se lembrar que cada interação, em cada etapa da jornada, é importante como um todo no relacionamento com o cliente e o potencial de conversão.

Esse processo se torna ainda mais eficiente quando se emprega ferramentas de automação para trabalhar os dados de CRM, com BI (Business Intelligence), ou inteligência nos negócios. 

  1. Encante os clientes como parte dos negócios

Você precisa encantar os clientes, ou seja, demonstrar a eles que são valorizados, e isso pode partir da coleta de feedback sobre satisfação com a sua empresa de ozonioterapia capilar preço. 

O próximo passo é analisar e agir de acordo com o feedback captado, conforme objetivos e necessidades do negócio, fazendo com que o cliente se sinta ouvido.

  1. Facilite todo processo

Sejam leads ou clientes formalizados, é preciso levar em consideração que são pessoas ocupadas e, com isso, quanto mais facilidade, melhor. 

Revise todos os processos pelos quais os visitantes precisam passar enquanto interagem com sua empresa, e priorize a conveniência. 

  1. Personalize para ganhar o cliente

Falar diretamente com o cliente mostra que você se importa, e isso pode ser demonstrado por meio de conteúdo personalizado, provando que sua fábrica de sacolas personalizadas tem tempo para cada um como indivíduo. 

Isso pode ser facilitado com o emprego de ferramentas de conteúdo inteligentes, que adapta automaticamente o que pode ser apresentado com base no comportamento anterior, ou mesmo interesses e dados demográficos captados pela estratégia de inbound marketing.

  1. Ofereça conteúdo para fornecer valor contínuo

A conversão de leads em clientes pagantes é parte da estratégia de inbound marketing, mas não é o fim. 

A tarefa é continuar encantando, oferecendo conteúdo relevante nos mais diversos canais e, assim, estabelecer sua marca como líder de pensamento no segmento em que atua.

  1. Faça ajustes e revisões para melhorar

O marketing digital, em geral, é dinâmico, assim como os hábitos dos consumidores e, o que funciona em um momento, pode ser descartado em uma campanha seguinte. 

Por isso, é importante ter um processo que permita revisar a eficácia, fazer ajustes e mudar as ações sempre que necessário. 

Com o ritmo acelerado quando se trata de mudança de comportamento dos consumidores, tecnologias e uma cultura permeada entre razão e lógica, o impacto que sua empresa causa depende da adaptação constante.

Como o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa?

Em um cenário amplo no mundo dos negócios, o inbound marketing permite a geração de novos leads qualificados, que devem ser nutridos por equipes de vendas e marketing eficientes para garantir a conversão em clientes fiéis.

Para empresas voltadas para vendas, a estratégia do inbound marketing, que também pode ser denominado de marketing de entrada, pode ser empregada como uma metodologia que facilita a vida dos representantes de venda.

Isso ocorre porque é possível identificar os tipos certos de clientes, qual o valor para a empresa que vende chuveiro de emergência, e quais perguntas eles precisam responder quando estiverem à procura deste produto. 

O inbound marketing também pode auxiliar sua empresa a planejar estratégias que atraiam os clientes mais adequados para a marca em questão. 

Desde responder a perguntas e agregar valor ao criar conteúdo inédito que os consumidores modernos podem encontrar nos mecanismos de pesquisa. 

As equipes de marketing são responsáveis pela inteligência das ações e o fornecimento de conteúdo original, que pode ser disponibilizado em:

  • Blogs;
  • Guias de download;
  • Podcasts;
  • Redes sociais;
  • Vídeos;
  • Webinars.

O inbound marketing pode ajudar na construção da sua marca, atingir um público-alvo específico, e até mesmo dar maior visibilidade ao que funciona no marketing digital, e o que precisa de ajustes. 

Conclusão

Muitos profissionais que trabalham com publicidade online reconhecem a importância do inbound marketing para a atração e fidelização de clientes. 

Com essa estratégia, é possível envolver e educar as pessoas que mostram interesse pela sua empresa, fazendo com que elas sejam fidelizadas.

Por fim, o inbound marketing é o caminho certo para aumentar o tráfego orgânico, alcançar clientes, mantê-los satisfeitos e incentivar a repetição de negócios, sempre que possível. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Tecnologias de voz utilizadas no marketing digital

No cenário contemporâneo do marketing digital, as tecnologias de voz emergiram como...

Ler mais18 de março de 2024

Qual a relação do Inbound Marketing com o Tráfego Pago?

O Inbound Marketing e o Tráfego Pago são duas estratégias distintas, porém...

Ler mais14 de março de 2024

Como medir e analisar os resultados do seu marketing digital

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, o marketing...

Ler mais14 de março de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?