O que são Infoprodutos e como realizar a divulgação deles?

Você sabe o que são Infoprodutos? Caso sua resposta seja negativa, fique tranquilo, iremos explicar agora tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de produto, que cresce cada vez mais nos mercados digitais e se torna importante em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Entenda o que são os Infoprodutos, quais os principais tipos presentes no dia a dia e conheça algumas das melhores estratégias de marketing utilizadas para a divulgação deste tipo de item, bem como as ferramentas necessárias para tal.

Ademais, você conhecerá quais são os principais benefícios de utilizar as técnicas de divulgação de Infoprodutos e porque esse mercado está em franca expansão, podendo beneficiar marcas de vários ramos, de uma empresa de cuidador de idosos a lojas de roupas e até mesmo criar novos profissionais, como os infoprodutores.

O que são Infoprodutos

De forma resumida, podemos dizer que os Infoprodutos são produtos digitais, que podem ser comercializados de diversas formas, sobretudo online.

Sua nomenclatura define que se trata de produtos de informação, isto é, itens que têm como objetivo ensinar ou passar algum tipo de conhecimento ou habilidade ao consumidor.

Para que esse objetivo seja alcançado, os Infoprodutos podem ser disponibilizados de diferentes formas. Dentre os principais, temos:

  • E-books e Audiobooks;
  • Cursos online e videoaulas;
  • Revistas eletrônicas;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Planilhas;
  • Templates.

Perceba que a alta variedade na forma como os itens podem ser disponibilizados contribui para que diferentes empresas, segmentos e estratégias sejam atendidas, bem como diversos públicos podem ser alcançados, ampliando o sucesso do item.

Isso também significa que diferentes mercados podem recorrer aos infoprodutos, ou se apropriar de diferentes formatos para estratégias mais completas. 

Uma companhia de engenharia de incêndio, por exemplo, pode disponibilizar livros digitais sobre maneiras de prevenir acidentes causados por chamas, bem como videoaulas e podcasts sobre dicas de segurança para prevenir incêndios.  

Veja alguns detalhes sobre os principais tipos de Infoprodutos que podem ser trabalhados nos tópicos a seguir.

Principais tipos de Infoprodutos

Agora que você já sabe o que é um Infoproduto, veja um pouco melhor sobre cada um dos principais formatos que podem ser produzidos para qualificar uma campanha ou gerar renda.

Livros digitais

Os livros digitais, também chamados de e-books, são desenvolvidos com foco em um assunto específico, e podem ser lidos em dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores.

Atualmente, também é bastante comum vermos os livros digitais na modalidade de Audiobooks, ou seja, livros que são lidos por gravações de vozes eletrônicas e podem ser reproduzidos nos mesmos dispositivos citados.

Um exemplo que podemos imaginar é uma empresa do ramo financeiro que disponibiliza um livro online sobre “como financiar um carro sem entrada”. 

Esse material deve ser envolvente e abordar assuntos de interesse dos leads.

Neste caso, podem ser usados para atrair/converter novos leads para acompanhamento fiscal e contábil após perceber que uma dúvida/dor frequente é relacionada à compra de automóveis.

Cursos online e videoaulas

Cursos online são programas de ensino a distância, que podem ser acessados pela internet e oferecem conteúdo em forma de vídeos, áudios, apostilas e exercícios. 

Os cursos têm sempre objetivos pré-definidos e podem fornecer certificados de conclusão ou especialização aos alunos.

Outro tipo de Infoproduto em vídeo muito utilizado é o de videoaulas, que podem fazer parte do conteúdo de alguns cursos.

Além de compor um curso online mais denso, as videoaulas podem ser produzidas em formatos mais breves, como sobre assuntos específicos, sendo disponibilizadas nas plataformas digitais ou em um treinamento rápido ao vivo.

Pense, por exemplo, em uma empresa de segurança que disponibiliza um curso que fala sobre materiais de combate a incêndio.

Neste caso, é possível disponibilizar um curso mais completo sobre medidas de prevenção e combate a incêndio – que abordaria os materiais mais usados – ou mesmo vídeo aulas mais direcionadas, mostrando os principais itens e dicas de utilização dos produtos.

Ao considerar que a empresa tem outro foco de negócio, que não a comercialização do infoproduto em si, essa pode ser uma medida para experienciar o método de ensino para ampliar a venda de treinamentos mais densos, ou mesmo a venda dos itens de proteção.

Podcasts

Os podcasts se tornam cada vez mais comuns, abordando os mais diversos assuntos e atendendo os mais diferentes gostos.

Trata-se de programas de áudio, que podem ser baixados ou transmitidos pela internet, em plataformas específicas.

Eles podem ser em formatos de notícias, entretenimento, esportes, tecnologia, negócios, entre muitos outros. Este tipo de Infoproduto é cada vez mais disponibilizado pelas empresas, pois o seu consumo é mais prático.

Você pode, por exemplo, ouvir um podcast informativo sobre empresas de home care SP, como elas operam e quais serviços oferecem, bem como ouvir sobre dicas de livros para se tornar uma pessoa mais produtiva.

Enquanto empresa, é preciso pensar em quais abordagens mais fazem sentido para suas estratégias de marketing e vendas, bem como para o público com o qual se relaciona, trazendo desde dicas relacionadas à área de atuação até entrevistas com profissionais e a rotina na empresa.

Webinars

Por fim, temos os Webinars. Este formato aborda palestras, seminários ou workshops online, sendo transmitidos ao vivo ou gravados e disponibilizados para acesso posterior em plataformas específicas.

Uma webinar também deve abordar um assunto específico e pode ser realizado por grupos de especialistas, ou por uma única pessoa.

Uma das principais vantagens desse Infoproduto é que ele permite transmitir conhecimento e habilidades de forma interativa e ágil, já que os participantes podem fazer perguntas e discutir o assunto em tempo real a partir de fóruns ou grupos de discussão.

Pense, por exemplo, em uma companhia que vende itens para profissionais de saúde e está realizando um evento online com outras companhias e empreendedores que atuam – ou desejam atuar – nesse setor.

Neste caso, é possível realizar um webinar falando sobre os produtos cruciais para disponibilizar aos profissionais de saúde, como máscaras ou touca hospitalar descartável e quais cuidados devem ser tomados, se firmando como autoridade no setor.

As palestras também podem abordar detalhes sobre estes itens e suas formas de utilização.

Estratégias de marketing mais utilizadas

Agora que você já sabe o que é um Infoproduto e quais os principais modelos existentes, vejamos algumas das estratégias de marketing mais utilizadas para a divulgação desse tipo de conteúdo.

SEO

O SEO, ou “Search Engine Optimization” diz respeito a diversas técnicas de construção de páginas online, de modo que elas sejam aperfeiçoadas e apareçam nos primeiros resultados em pesquisas virtuais.

Por isso, o termo se traduz para “Otimização para os mecanismos de busca”. 

Disponibilizar os Infoprodutos de sua empresa em sites que utilizem corretamente técnicas de SEO pode ser extremamente valioso, atingindo um alto número de pessoas interessadas, visto que elas é que encontrarão seu material a partir de pesquisas nos buscadores.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital por ser altamente eficaz e trazer diversos benefícios para as companhias. 

Na prática, trata-se da criação e distribuição de conteúdo relevante a fim de atrair e reter um público-alvo interessado em assuntos que se relacionam com sua marca.

Algumas das ferramentas usadas para fazer marketing de conteúdo também podem ser encontradas nos Infoprodutos em si, como artigos, vídeos e podcasts. Por isso, é possível relacionar os Infoprodutos com essa estratégia para nutrição e qualificação de leads.

Redes sociais

O uso de redes sociais é extremamente valioso quando pensamos na divulgação de um Infoproduto, uma vez que essas plataformas são cada vez mais utilizadas pelo público – seja para pesquisar ou se relacionar com marcas.

Desse modo, uma vez que sua empresa está presente de forma estratégica nas redes sociais, você poderá se conectar com o público-alvo de maneira eficiente, entendendo as necessidades dos consumidores e adaptando-se para atendê-las.

Parcerias 

Também é extremamente interessante recorrer à realização de parcerias com outros empreendedores e influenciadores, ou até mesmo verificar o uso de programas de afiliados para promover seus Infoprodutos para um público-alvo já estabelecido.

É interessante encontrar afiliados e parceiros que atuem no mesmo ramo de sua empresa, com autoridade nos assuntos, mas que não sejam concorrentes diretos da sua marca.

Lançamentos

Por fim, uma estratégia altamente utilizada e vantajosa no marketing é o lançamento de novos produtos e serviços aliados a uma divulgação constante e eficiente.

Ao criar eventos ou campanhas de lançamento para promover o seu Infoproduto, pode-se despertar a curiosidade do público e conquistar um bom número de clientes, visto que eles ganham confiança e conhecem a empresa a partir do infoproduto oferecido inicialmente.

Todas estas estratégias de marketing podem ser utilizadas pelas mais variadas companhias, da forma que seja mais eficiente e gere os melhores resultados. 

Desde uma empresa de segurança que oferece um serviço de vigilante de escolta armada até mesmo uma ótica, todos podem divulgar seus Infoprodutos pelos métodos acima.

Principais benefícios 

Agora que você já sabe o que são os Infoprodutos, quais os principais tipos e algumas das melhores maneiras de divulgar esses conteúdos, veja alguns dos principais benefícios quando as estratégias de marketing funcionam corretamente.

Amplo alcance com excelente custo-benefício

Primeiramente, podemos dizer que as estratégias de marketing digital têm, de forma geral, um amplo alcance, atingindo um alto número de pessoas através da internet, levando a mensagem da sua companhia e a divulgação de seus Infoprodutos para várias pessoas de forma segmentada.

Além disso, quando comparamos com outras formas de publicidade, as estratégias de marketing digital geralmente têm um custo mais baixo e permitem um melhor controle dos investimentos.

Podemos, então, dizer que a divulgação de Infoprodutos com marketing digital é extremamente rentável, podendo potencializar os lucros de sua empresa.

Qualificação do público-alvo

Outro benefício das estratégias de marketing digital para divulgar Infoprodutos é a qualificação do público-alvo, uma vez que muitas dessas táticas envolvem a produção e divulgação de conteúdos específicos.

Ou seja, o seu Infoproduto tende a atingir as pessoas que estão verdadeiramente interessadas no tema/segmento foco do material.

Sendo assim, dizemos que há uma qualificação do seu público-alvo, o que aumenta as chances de concretização das vendas.

Aumento da interação com o público

As estratégias de marketing digital permitem uma interação direta com o público-alvo, a partir de comentários, perguntas, respostas, feedbacks e outros canais de comunicação.

Dessa forma, dizemos que há uma alta interatividade com o público, o que promove o sentimento de pertencimento e confiança nos consumidores, podendo gerar fidelidade com a sua marca e aquisição de novos Infoprodutos no futuro.

Possibilidade de mensurar os resultados

Por fim, é seguro dizer que as estratégias de marketing digital permitem mensurar e analisar o desempenho das campanhas de maneira precisa, através de ferramentas de análise de dados.

Dessa forma, é possível ver se os objetivos pré-definidos nas campanhas estão sendo atingidos e, caso não estejam, as devidas adaptações nas estratégias devem ser realizadas.

Sendo assim, você garante que seus Infoprodutos cheguem até o público-alvo desejado com maior eficiência, melhorando o desempenho da sua marca de forma geral.

Em conclusão, os Infoprodutos podem ser extremamente vantajosos, seja a sua empresa vendedora de itens como um detector de chama, ou de qualquer outra área do mercado.

Ademais, as estratégias de marketing para a divulgação deste tipo de recurso podem ser valiosas para o crescimento e a consolidação da sua marca nos mais variados meios de atuação mercadológica. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Decisão de compra: como influenciar os consumidores

No processo de compra, os consumidores são influenciados por uma série de...

Ler mais15 de fevereiro de 2024

O que é Click Bait e quais são os riscos de utilizá-lo?

Chamar a atenção do público é essencial no mercado. Quanto...

Ler mais14 de fevereiro de 2024

O que é URL amigável e qual sua importância?

URL amigável é uma URL “amigável para o usuário”, ou seja,...

Ler mais9 de fevereiro de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?