Você sabe o que é um mapa conceitual?

O mapa conceitual é considerado como uma forma visível de brainstorming. Tendo um conceito que é construído a partir de ideias e uma temática, o mapa conceitual ajuda na organização. 

Ele é usado desde pensamentos criativos e futuras estratégias e podendo ser aplicado até mesmo no que já está em andamento, há um direcionamento maior quando a técnica é usada. 

Podendo estar em diferentes setores do mercado, tanto para explicar um curso de pizzaiolo básico até mesmo uma expansão da empresa em áreas internas para gerar engajamento, o mapa conceitual é importante dentro do mercado. 

Quando é utilizado, as formas de compreensão e assimilação de conteúdos ou o que é necessário ser transmitido é maior para um grupo ou até mesmo um único indivíduo, sendo moldado de acordo com quem deseja ou as temáticas por trás da confecção. 

Mesmo que esteja presente de forma mais tecnológica na atualidade, os mapas conceituais foram desenvolvidos alguns anos antes durante a década de 60. 

Sendo uma técnica que era usada tanto por estudantes como por gestão de uma empresa, ao longo dos anos as adaptações ocorreram de modo que a tecnologia serviu como uma somatória para a ação. 

Caso o desenvolvimento do mapa conceitual seja necessário em uma empresa de portão automático, é essencial conhecer os formatos que estão disponíveis para que possam ser feitos com assertividade. 

Alinhando e ajudando no direcionamento desejado, para que assim o seu propósito da construção seja cumprido e os resultados até mesmo tenham a chance de ultrapassar além do que se é esperado.   

Os tipos de mapas conceituais 

Dentro dos modelos de mapas conceituais, alguns formatos oferecem uma opção de escolha para sua elaboração de acordo com o que é desejado, podendo-se apontar: 

  • Fluxograma;
  • Mapa hierárquico;
  • Mapa de sistemas;
  • Teia de aranha.

O fluxograma é um modelo cuja visualização é linear. Tendo um ponto de partida, a direção que se segue é única até chegar em sua conclusão, sendo um modelo simples e com compreensão mais facilitada aos assuntos que não são tão profundos. 

Por apresentar o início, meio e fim, este formato de mapa conceitual pode contribuir para que se tenha uma compreensão de como uma reforma fachada comercial irá ficar a partir do início do serviço até a finalização. 

Outro formato que pode ser utilizado é conhecido como mapa hierárquico, cujas informações mais elevadas destacam o quão importantes são para as operações e sempre tendo uma construção de cima para baixo. 

Dentro dos pontos centrais deste modelo, é de onde os conceitos e as definições são lançadas com uma maior facilidade e compreensão que levará para o resultado que é desejado.

Devido ao destaque sobre o que deve ter maiores prioridades, esse ato faz com que haja um significado e possa transformar toda a sua construção em algo mais simples para que as ideias estejam organizadas nos graus de importância do conceito. 

Os modelos considerados como mapas de sistemas são similares aos fluxogramas, começando a partir de um ponto inicial e demonstrando a direção que deve-se seguir as ações por meio das setas. 

Sendo um dos formatos considerados mais completos, independentemente da temática que leve a sua criação, devido às ramificações que proporcionam uma extensão e com isso uma explicação mais apurada dentro do mapa. 

Ideias que são apresentadas no centro e tendo ramificações são conhecidas como teias de aranha. Por exemplo, a construção campo de futebol society pode ser a temática do meio e as ramificações envolver os materiais, tempo para conclusão e imprevistos. 

Sendo considerado como uma forma mais rasa de mapa e não oferecendo tanta profundidade em relação aos outros, é necessário que seja montado com cautela para não haver gargalos nas operações ou em explicações. 

Em um determinado projeto, é possível que o empreendimento possa usar um ou mais modelos, dependendo do que é escolhido e por isso quanto maior for a compreensão dos motivos pelo qual o mapa está sendo desenvolvido, melhor será a sua utilização. 

O que é necessário ter em um mapa conceitual?

A construção de um mapa conceitual depende de alguns pontos básicos, independentemente do modelo escolhido. Um deles é o conceito, sendo o que irá reger todas as ações posteriores e o que será feito fora do mapa. 

Tendo um conceito pré-definido, como segurança para evento, todos os assuntos que estão ligados ao tema são incorporados no mapa, até mesmo os negativos que podem apresentar problemas futuros e com isso gerar a prevenção. 

A partir do tema também é possível fazer com que a hierarquia seja criada. Tendo o tema principal e subtemas que são incorporados é uma forma de transformar o mapa em algo mais completo. 

E com isso, estabelecer ainda mais o que deve ser feito e compreender a temática de uma forma mais profunda, faz com que a ligação entre os conceitos seja construída com uma maior naturalidade. 

Outro ponto que deve-se ter em um mapa são frases de ligação para conectar ideias e não deixá-las soltas, gerando um ponto de partida até o ponto final do mapa para que o sentido de tudo o que foi desenvolvido seja compreendido. 

Dicas de como criar um mapa conceitual ideal

Uma fábrica de roupas de bebê que deseja criar um mapa conceitual para ilustrar da melhor forma seus planejamentos, pode contar com alguns pontos para ajudar nesta ação.

Ideia central

A ideia central é o motivo pelo qual o mapa foi confeccionado. Por isso, o primeiro passo que deve ser feito é a ideia central estar bem definida para que o mapa seja moldado de uma melhor forma. 

Em casos de uma ideia ser muito abrangente, é importante ter conhecimento de outros pontos que estão atrelados a ela que podem ou não serem úteis no futuro. 

Escolher métodos de organização

A escolha do modelo de organização é essencial para se ter uma continuidade no procedimento. Saber quais são os modelos de mapa que podem abrigar o tamanho da ideia, seja ela curta ou longa, ajuda na organização. 

Uma vez que ao longo da construção pode-se ter a necessidade da troca de método, o que pode atrasar caso tenha prazo como um projeto para uma nova embalagem personalizada delivery.

Ferramenta para confecção do mapa

Embora o início do mapa conceitual tenha sido no papel, com a tecnologia é possível que o desenvolvimento seja digital e também mais dinâmico.

Com ferramentas pagas ou gratuitas, o mapa é feito de uma forma digital alinhada com a imagem da marca ou com a temática escolhida, de modo que ajude ainda mais na compreensão do porque está sendo criado. 

Coletar informações necessárias e realizar filtragem

A coleta de informações é algo importante e fundamental dentro do mapa conceitual, tendo como ação seguinte a filtragem. 

Isso porque com a filtragem, é possível criar o desenvolvimento do melhor modo para que as chances do mapa ser compreendido em uma primeira visualização ou explicação é ainda maior. 

Com a filtragem também é possível organizar melhor os temas e fazer com que os pontos que devem ser enquadrados explicitamente ou implicitamente também tenham maiores definições. 

Revisar o mapa

A revisão do mapa é a última etapa e a mais importante porque os pontos visuais estão prontos da forma que serão apresentados, ajudando a compreender se está ou não oferecendo um sentido. 

Uma boa revisão faz também com que se compreenda se as informações foram ou não conectadas como era o esperado no início do planejamento, fazendo com que assim, as chances dos resultados serem os desejados cresçam consideravelmente. 

Considerações finais 

A construção de um mapa conceitual é algo que transforma de uma forma mais visual o que uma empresa deseja transmitir ao mercado, ou então aos seus funcionários para se ter uma melhoria nas ações realizadas. 

Criado a partir de um conceito principal, existem diferentes formatos de mapa dos quais podem ser escolhidos de acordo com o propósito mas todos levando a um ponto base para que a informação seja passada.

Com este ponto, os métodos e as informações são melhores coletados, estruturados e refinados para saber se devem ou não ir para a estrutura que está sendo desenvolvida sobre pintura de interior automotivo, por exemplo. 

A partir de uma revisão após a montagem do mapa conceitual, é importante saber se o que foi desenvolvido está oferecendo ou então mantém-se ligado às temáticas, fazendo com que os resultados que possam vir após o mapa sejam positivos. 

Ajudando após a realização de um brainstorming, o mapa conceitual é um meio para se colocar no papel o que foi dito ou discutido, transformando táticas e permitindo um bom crescimento do empreendimento dentro da sua segmentação mercadológica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Consultoria gratuita!

Posts Recentes

Os efeitos da Inteligência Artificial nas mídias digitais

A inteligência artificial tem se estabelecido como uma força transformadora em diversos...

Ler mais16 de abril de 2024

SEO e Certificado SSL: entenda a correlação entre eles

Certificado SSL e SEO são dois elementos de grande importância para...

Ler mais15 de abril de 2024

Como transformar catálogo online em vitrine de conquistas?

Na era digital, o catálogo online não é apenas uma...

Ler mais15 de abril de 2024

Nos acompanhe nas redes sociais:

Leia também ...

Clique no botão e cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastre-se em nossa Newsletter

© Copyright Idea Of Now. Todos os direitos reservados.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Basta preencher as informações abaixo:

Como deseja receber seu conteúdo?